Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ENGENHARIA CIVIL DESENHO TÉCNICO II

DESENHO ARQUITETÔNICO

Prof. Heber Martins de Paula

Desenho Arquitetônico
Desenho:
◦ ◦ Significa “executar traços” ,“riscar”. O desenho surgiu a muito tempo na pré-história pela necessidade de registrar coisas e fatos. Através do desenho, o homem primitivo representava suas atividades e tudo o que acontecia à sua voltae, ao longo da História, o homem foi aprimorando as técnicas de representação.

Desenho Arquitetônico
Desenho Arquitetônico é a representação gráfica de um projeto. Porém, não a ideal.
◦ Ele apenas mostra partes de um projeto que deverá ser visualizado completo em uma imagem mental. ◦ O desenho é bidimensional, simbólico, não reflete a escala humana. ◦ É estático, isto é, não muda o seu pontode vista. ◦ Não mostra as cores nem a luz, nem os cheiros, nem os sons. ◦ "O projeto arquitetônico é a casca seca e miniaturizada de uma fruta, ainda que possa crescer e ter vida, ao ser construído e servir de abrigo às pessoas." (MONTENEGRO, 1978).

Desenho Arquitetônico
Para se iniciar um projeto arquitetônico são necessárias algumas informações básicas que irão orientar e direcionar aproposta de projeto a ser elaborada, pelo arquiteto ou engenheiro civil, em função de determinado cliente. É o momento de se constatar quais são as necessidades do cliente, a função do edifício, o tipo de terreno, as condições climáticas, o tipo de meio urbano onde o terreno se insere, as condições financeiras, as exigências legais, as técnicas e materiais construtivos etc. A partir disto,naturalmente, as idéias vão tomando forma, o partido arquitetônico vai se definindo, através de Esboços ou Croquis.

Desenho Arquitetônico
Estas são as primeiras tentativas de expressão e de síntese do pensamento e, por isto mesmo, são executadas com bastante liberdade gráfica. Em geral, usa-se lápis de grafite bastante macio e espesso em papel transparente (papel arroz/manteiga), para permitir asobreposição de esboços. Nesta fase, não são usados os instrumentos de desenho e não existem maiores preocupações com escalas: é o pensamento criativo aliado ao traço à mão livre. Progressivamente as idéias vão se estruturando melhor até se chegar a uma proposta que "mereça" ser submetida a uma apresentação mais elaborada, o que chamamos de Estudo Preliminar. Este tipo de desenho ainda está muito próximodos esboços iniciais, quanto ao nível de elaboração, mas já são exigidos maiores cuidados na organização das pranchas e no uso de escala, para permitir a sua apresentação ao cliente e a outros profissionais envolvidos, proporcionando as discussões iniciais.

Desenho Arquitetônico
A partir desta etapa, as definições de projeto vão se aprofundando na mesma medida que o nível de desenho,chegando-se aos Anteprojeto e Projeto de Apresentação, que são compostos de desenhos bem mais elaborados. O Anteprojeto é a fase em que o projetista procura observar mais precisamente as dimensões e proporções do edifício a ser construído, as possíveis soluções estruturais e viabilidades executivas. Para isto o desenho do anteprojeto e do projeto de apresentação já devem ser executados com os instrumentose em escala, porém ainda reduzida (normalmente 1:200 ou 1:100).
◦ Os objetivos destes projetos são: esclarecer as possíveis dificuldades construtivas das propostas iniciais, antecipando decisões para problemas de composição formal, instalações em geral, projetos complementares, etc.; permitir a quantificação de áreas parciais e totais e a elaboração de estimativas de custo e prazos de execuçãodos serviços de obra, para uma proposta de viabilidade financeira; possibilitar ao cliente a perfeita compreensão da obra a ser executada, sendo que para isto muitas vezes, além de desenhar uma planta, com todo o mobiliário e propostas de uso dos ambientes, pode ser necessária a apresentação de perspectivas internas ou externas para facilitar a visualização dos espaços propostos.

Desenho...
tracking img