Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura e Organização de Computadores

Respostas do Questionário
Parte 1 1) Cite e comente os tipos de arquitetura do conjunto de instruções (ISA) de um processador. Os principais tipos de arquiteturas do conjunto de instruções (ISA’s) são: − CISC (Complex Instruction Set Computer) Computador com Conjunto de Instruções Complexo. Exemplos: Intel 80x86(IBM-PC), Motorola 68x00(AppleMacintosh), Zilog Z80(CP/M) − RISC (Reduced Instruction Set Computer) Computador com Conjunto de Instruções Reduzido. Exemplos: MIPS R2000, Sun Microsystems SPARC, IBM/Motorola PowerPC (Apple Powermacs) 2) Classifique os tipos de arquitetura de memória. Os principais tipos de arquiteturas de memória são: − Arquitetura Von Neumann Programa e Dados utilizam a mesma memória; − Arquitetura Harvard Memória dePrograma separada da memória de Dados; 3) Qual a forma geral das instruções ? A forma geral de uma instrução é: operação operandos Exemplos: add r1, r2, r3 4) Defina programa. Programa é uma seqüência pré-determinada de instruções, que seguindo uma ordem lógica, instrui o computador como realizar um determinado processamento. 5) Qual a função da memória ? A Memória tem a função de armazenar dados einstruções; (é organizada em posições, que podem ser visualizadas como elementos em uma matriz. Cada elemento possui um endereço.) 6) O que é endereço de memória ? Visto que a memória é organizada em posições, Endereço é uma posição particular da memória. 7) O que significa ALU e qual a sua função ? ALU ou ULA (Unidade Lógica e Aritmética), tem por função efetuar operações aritméticas e lógicas,além da preparação de informações para desvios do programa.

8) Qual a função da Unidade de Controle ? A função da Unidade de Controle é gerenciar o fluxo interno de dados e o instante preciso em que ocorrem as transferências entre uma unidade e outra, fornecendo os sinais de controle necessários. 9) O que significa CPU e qual a sua função ? CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento) ousimplesmente processador, formada basicamente pela Unidade de Controle e Unidade Lógica-Aritmética, tem por função realizar o processamento. 10) Quais as etapas, em geral, do processamento de uma instrução ? Comente-as. As etapas principais do processamento de uma instrução são: − Busca trazer a instrução da memória na posição apontada pelo registrador PC (Program Counter) para uma área dearmazenamento dentro da CPU, chamada registrador de instrução (IR). − Decodificação Após ser trazida, a instrução precisa ser decodificada. Toda instrução tem uma área chama código de operação (opcode) que determina qual operação aquela instrução realiza; assim, quando os circuitos eletrônicos da CPU “descobrem” o que a instrução deve fazer, isto é chamado de decodificação. − Execução Uma vez decodificada, ainstrução será executada. Execução pode ser entendida como a aplicação da operação nos operandos. Após a instrução ser executada, o apontador de instruções (PC) é atualizado para o endereço de memória que contém a próxima instrução. 11) Quais os elementos funcionais básicos de um computador ? Os elementos funcionais básicos de um computador são: memória, unidades operacionais (ALU, registradorese barramento), unidades de controle e dispositivos de entrada e saída. 12) O que são registradores ? Registradores são elementos digitais com capacidade de armazenar dados que se situam no processador, e podem ser classificados como: − registradores de controle − registradores de uso geral − registradores de uso específico 13) Para que servem os sinais de controle ? Para realização de umaoperação, os elementos digitais necessitam ser ativados por sinais provenientes da unidade de controle. A estes sinais, dá-se o nome de sinais de controle.

14) O que é barramento e qual a sua característica ? Barramentos são caminhos que permitem o transporte de dados entre os vários elementos da parte operacional, memória e sistema de entrada e saída. Um barramento é caracterizado pela sua largura...
tracking img