Arquitetura e urbanismo - estruturas de madeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

ELIS REGINA GARGANO DE BASTOS
GISELE DIAS GOULART VILAÇA
MARCOS VINICIUS DE ALMEIDA
MARINA SIMÕES SILVA SOARES

ESTRUTURA DE MADEIRA

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de materiais na arquitetura do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNA

Prof.ª: Renata Bacelar Teixeira

BELO HORIZONTE
2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 22 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3
1.1 CARACTERISTICAS TECNICAS, ESTÉTICAS E ECONÔMICAS 3
1.2 A PRODUÇÃO DA MADEIRA 4
1.3 VANTAGENS 5
1.4 DESVANTAGENS 5
3 ESTUDO DO CASO 5
1.1 SISTEMA CONSTRUTIVO 6
4 CONCLUSÃO 8

AGRADECIMENTOS

- Aos nossos familiares e amigos que sempre nos apoiam e auxiliam em nossos trabalhos
- A todos os nossos colegas professores e alunos companheiros da lida do diaa dia.
- A Deus pela vida e saúde.
1 INTRODUÇÃO

A importância em se estudar os sistemas estruturais em geral é relevante para quem quer ter uma boa projeção do que irá planejar, conhecer seus aspectos e seus usos é fundamental para um projeto de qualidade.
Especificando o tema geral do trabalho: a madeira, vemos que é um material de construção muito utilizado, possui excelentes benefíciostanto estruturais quanto financeiro. Ao aprofundarmos sobre a madeira como material de construção, percebemos que sua utilização nem sempre é aceita por todos, isto acontece por que nem todo mundo conhece as características, vantagens, custo-benefício deste material.
Coletamos dados de livros que relatam todas as características do material estudado: a madeira. Concentramos também nossos estudosna reutilização da madeira.
Abordaremos neste trabalho a madeira como material de construção, suas vantagens e desvantagens em relação aos outros materiais de construção, como são feito o processo de produção da madeira antes mesmo de ser utilizada como sistema estrutural, sua reutilização e por fim veremos um exemplo de uma estrutura de madeira para melhor entendimento do material deconstrução.
A escolha da estrutura de madeira foi muito relevante, pois é um exemplo muito claro dos benefícios que a madeira traz como material de construção.

Centre Pompidou – Metz
* Arquiteto: Shigeru Ban e Jean de Gastines
* Área: 8.800 m2
* Altura: 77m
* Níveis: 3
* Utilização: Museu, Auditório, Restaurante, Livraria
* País: França
* Região: Lorraine
* Localização:Metz
* Construção: 2010

1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A madeira como um material de construção sempre foi utilizado pelo homem desde épocas pré-históricas. Até o século passado, as mais importantes obras de engenharia eram construídas com pedra ou madeira, combinando-se frequentemente os dois matérias.
Apesar do longo período de utilização, só na primeira metade do século XX foramestabelecidas teorias técnicas aplicadas às estruturas de madeira. Após a II Guerra Mundial, as pesquisas tecnológicas tiveram grande incremento, dispondo-se hoje de métodos precisos para o projeto das mais variadas formas estruturais.
A sua alta flexibilidade da liberdade na modelação arquitetônica., seja em uma construção nova ou na modernização, na construção estrutural, tornando-se versátil equando bem trabalhado um acabamento ideal.
As estruturas de madeira existem desde os primeiros tempos de vida do Homem. Conhecendo a pedra, e tendo provavelmente já noção das suas possibilidades de suporte ao contemplar o teto da caverna onde habitava, a primeira viga ter-lhe-á surgido sob a forma de um tronco de árvore caído de margem a margem de um curso de água e sobre o qual pôde passarconfiadamente.
A madeira, sendo leve, resistente, fácil de trabalhar, existindo em abundância, com comprimentos e diâmetros variáveis, deu ao Homem a possibilidade de abandonar a caverna, construindo inicialmente cabanas cuja estrutura seria constituída por ramos e canas sendo a cobertura realizada de folhas aglomeradas com argila ou então com peles. A mais elementar estrutura de madeira surgiu a...
tracking img