Arquitetura e tecnologia da informaçao - fabio duarte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto:
Arquitetura e Tecnologia da Informação – Editora Annablume
FABIO DUARTE











INTRODUÇÃO:
As Cidades e a Medida Humana
As histórias, as culturas e as formas urbanas arquitetônicas nada mais são que a cidade onde vivemos.
A arquitetura pode ser considerada um meio de comunicação entre o homem e o território que ele ocupa. Mas, para que isso ocorra é necessário ointermédio das técnicas construtivas, seja no corte das pedras do Egito ou o uso do barro das cidades Maias.
A técnica assumiria sua autonomia com a primeira Revolução Industrial. Como por exemplo, a indústria têxtil. Com o uso da energia a vapor, foi construído grandes máquinas que interpretavam o movimento das mãos dos tecelões.

Da técnica á tecnologia
O primeiro passo da evolução técnica átecnologia, ocorreu com a transformação do homem de escala individual para uma escala coletiva.
Existem dois pontos importantes na mudança da técnica á tecnologia, que levarão ao desenvolvimento de todas as outras obras e da cultura: em primeiro, surge o projetista, pessoa com conhecimento artesanal e de mecânica, como por exemplo, um alicate que não significa nada isoladamente, mas na mão de umartesão pode ser usado para criar qualquer outra coisa e em segundo, a autonomia da tecnologia em relação ao artesão e ao produto, onde pode se citar uma máquina de corte de pedras, que sempre servirá para cortar pedras, independente de quem a opere.

As Cidades Tecnológicas
Com o aumento demográfico e o movimento da população do campo para as cidades, o território dos países que seindustrializavam foi redesenhado.
A construção de grandes galpões para abrigar indústrias que atraíam a mão de obras vinda do campo, surge com a transformação da técnica em tecnologia. Com o aumento da população urbana, houve um crescimento na oferta de bens e serviços que modificavam o aspecto das grandes cidades.

Os Arquitetos nas Cidades Tecnológicas
Cada vez mais em suas obras, os arquitetosabsorviam as mudanças vindas da Revolução Industrial, ao mesmo tempo em que demonstravam dúvidas em relação ás cidades fabris.
Giulio Carlo Argan identifica que foi essa explosão das cidades ligadas aos avanços tecnológicos que se originou um campo específico na arquitetura: o urbanismo, que serviu como síntese de inquietação e propulsor de propostas da arquitetura moderna.

Os Monumentos daindustrialização
Os avanços tecnológicos possibilitaram novas maneiras de fundir e modelar o ferro, novas técnicas de laminação a vapor da madeira e a fabricação de maiores placas de vidros. Todos esses avanços estão relacionados a edifícios que configuravam a cidade.
É nessa época que surge as grandes modificações, como: o crescimento das bolsas de comércio e dos correios, os trens subterrâneosmetropolitanos também criavam novas edificações nas cidades.
Em 1851, foi construído o Palácio de Cristal, onde se utilizou placas como elementos pré-fabricados e segmentos metálicos, criando, com essas possibilidades tecnológicas, novas potências estéticas que foram inseridas em espaços do cotidiano urbano.
Com todas as possibilidades plásticas dos novos matérias, houve uma crescentemonumentalização da tecnologia. Um exemplo é a torre de Paris, projetada por Gustave Eiffel.

As Cidades Modernas
Os arquitetos do movimento Moderno integravam a tecnologia em suas propostas de um modo autônomo, com características próprias e com uma dinâmica organizacional, que interagiam com as cidades e transformavam seus aspectos sócias, ideológicos, estruturais e estéticos.
Assim, pode se destacar osprojetos de Mies van der Rohe, Walter Gropius e Le Corbusier.

Tecnologias Industriais ,Tele Tecnologias e Tecnologias Eletrônicas
Com o intuito de acompanhar os trabalhos dos arquitetos em relação as transformações tecnológicas de informação , pode se destacar que nas tecnologias industrias mecânicas, foram introduzidos novos materiais industrializados e veículos de fruição dos aspectos...
tracking img