Arquitetura e componentes de bi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETURA E COMPONENTES DE BI
ABORDAGENS COMPLEMENTARES SOBRE A ARQUITETURA DO BUSINESS INTELLIGENCE


RESUMO. Este trabalho apresenta a arquitetura e os componentes do Business Intelligence (B.I). Conforme outras abordagens para o termo “guarda-chuva” (TURBAN, Efrain et. al.) business intelligence inclui arquiteturas, ferramentas, bancos de dados, aplicações e metodologias (Raisinghani:2004). O BI tem quatro grandes componentes: um data warehouse (DW) com seus dados-fonte, a análise de negócios, uma coleção de ferramentas para manipular e analisar os dados no data warehouse, incluindo também data mining; business performance management (BPM) para monitoria e análise do desempenho e uma interface do usuário (como o dashboard).
“O termo BI (Business Intelligence) foi criado peloGrupo Gartner e representa o ambiente de software que permite acessar, analisar e garimpar todas as informações da empresa, sem a necessidade do usuário ser um especialista em informática” (DANTAS; GIORGETTI, apud BOLIEIRO, 2005a). Ainda não existe uma definição única para o seu significado que pode ser visto em diferentes citações.



Palavras-Chave: B.I; Business Intelligence; DataWarehouse; Data Mining; OLAP; OLTP; DOLAP; ROLAP; HOLAP; MOLAP; Business Performance Management (BPM); Data Mart.



1. INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é demonstrar que o Business Intelligence (BI) possui várias capacidades, o que inclui relatórios e perguntas, análise complicada, data mining, previsões e muito mais. Essas capacidades vieram de ferramentas e tecnologias nas quais o BI sebaseia, e especialmente de Sistemas de Informação Executiva (EIS), Sistemas de Apoio à Decisão (DSS), perguntas, visualizações, fluxo de trabalho, ciência de pesquisa e gerenciamento de operações e inteligência artificial aplicada.
O BI utiliza os poderosos computadores de hoje, bem como as redes, a Internet e outras plataformas para elevar essas e outras tecnologias ao nível mais alto possível. Essastecnologias são integradas com outras ferramentas (p. ex., software ERP e CRM) de tal forma que se tornam da maior utilidade para todos os usuários.
O data warehouse e suas ferramentas analíticas [p. ex., processamento analítico online (OLAP), data mining] aumentam muito o acesso e a análise de informações entre as fronteiras da empresa.
O objetivo deste trabalho é apresentar essas váriastecnologias, os passos fundamentais das técnicas de BI e a maneira pela qual os sistemas de BI são construídos e utilizados.


2. FERRAMENTAS DE BI

No rol das ferramentas de BI, é possível encontrar desde simples planilhas eletrônicas, geradores de consultas (Queries) e relatórios, sistemas de apoio à decisão (DSS – Decision Support Systems), EIS (Executive Information System), ferramentasOLAP (Online Analytical Processing), até soluções mais sofisticadas, como as ferramentas de retaguarda (back end) – com os ETL´s (Extract, Transform and Load), metadados, BPM (Business Performance Management) e Data Mining.
À medida que a tecnologia da informação evolui, as ferramentas de BI vão sendo rebatizadas e reagrupadas. Soluções anteriormente denominadas EIS e DSS acabaram sendoincorporadas em outras ferramentas e, mesmo quando oferecidas em separado, recebem outras denominações das respectivas fornecedoras para ganhar um ar de modernidade. Mas, para uma melhor compreensão, vamos conceituar algumas dessas ferramentas e suas principais utilidades.

2.1. Data Mart

É um pequeno Data Warehouse que fornece suporte à decisão de um pequeno grupo de pessoas. Algumas organizações sãoatraídas aos Data Marts não apenas por causa do custo mais baixo e um tempo menor de implementação, mas também por causa dos correntes avanços tecnológicos. Os Data Marts podem servir como veículo de teste para companhias que desejam explorar os benefícios do Data Warehouse (DENIS AUGUSTO, FÁBIO HENRIQUE, LUIS ANTONIO, RENATO DEMARCO, 2005).

2.2. Data Warehouse

Conceito de Data Warehouse...
tracking img