Arquitetura vernacular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA ARQUITETURA - ARQUITETURA VERNACULAR

A arquitetura pode ser vista como uma das manifestações mais representativas das atividades dos homens agrupados em sociedade, permitindo-lhes construir todos os abrigos que lhes são necessários na sua vida cotidiana.
O espaço primitivo é produzido como a somatória de conhecimentos disponíveis e a partir de recursos que o meio ambiente oferece.Segundo Novais (1983), não existe divisão de trabalho, uma vez que a mesma pessoa que vai morar é quem constrói sua casa, como nas habitações indígenas, nos iglus dos esquimós, nos tipis norte-americanos ou nos tuaregues do deserto. A arquitetura pode ser vista como uma das manifestações mais representativas das atividades dos homens agrupados em sociedade, permitindo-lhes construir todos osabrigos que lhes são necessários na sua vida cotidiana.

Sociedade Primitiva
Construção de acordo com: Tradição, conhecimento, necessidades e improvisação.
Conforme Excede, ao mesmo tempo, produção material, ciência e arte, a arquitetura representa, dentro de sua complexidade, um reflexo característico, em dado momento histórico, da sociedade que lhe deu razão de ser.

Sociedade IntermediáriaPessoas especializadas na arte de construir sejam escravos ou servos. Privilégio de poucos.

Sociedade Organizada
Hierarquização clara da sociedade e de trabalho. Surgimento da profissionalização.
Relação cliente / profissional

Sociedade Complexa
Profissionais especializados em diversas áreas. Projetos = manuais de construção. Atendimento a normas e leis de acordo com as especificidadesde cada tipo de edificação (ex: edifícios institucionais).

Etimologicamente, a palavra “vernácula” provém de Virna, que correspondia, segundo Rede, a tudo que se relacionava, na Roma antiga, aos “servos nascidos em casa ou aos escravos que se faziam nas guerras”. Assim, por exemplo, vernácula era a língua vulgar que se rebatia à heroica ou poética.
Devido a isto, passou-se a denominar comovernacular uma arquitetura “caseira”, facilmente taxada de arcaica, em contraposto à prática erudita, realizada por profissionais diplomados pelo sistema oficial. Assim, a história passou a privilegiar somente obras gigantescas ou singulares, isto é, manifestações solenes, emanadas pelo poder ou pela autoridade legal. O vernáculo é expresso através das habitações mais modestas ou não colossais foiexcluído do universo de atuação da crítica, sendo raramente registrado pela historiografia oficial da arquitetura.

Entretanto, esses dois modos de produção do espaço arquitetônico, embora antagônicos, não são excludentes. Existe uma relação intrínseca entre ambos, que se influenciam mutuamente durante toda a história. A arquitetura vernacular é a representação factual da técnica construtiva e daideologia global de uma determinada cultura, tendo como referências a tradição local e a sabedoria popular.

Segundo Giedion, é produto de uma transformação no tempo e no espaço, que segue “o caminho árduo de tentativas e erros; de mudanças lentas, mas contínuas, através de um processo auto-adaptativo”, que é resultado de um modo diferente de compreensão arquitetônica.

De modo vernacular,adapta-se às constantes físicas do meio geográfico (relevo e clima), sendo expressão cosmo-antropológico e desenvolvendo-se com tecnologia há um tempo incipiente e apurada.Trata-se de uma forma de apropriação do meio, apresentando diferenças quando este é rural ou urbano, o que pode ser exemplificado através das favelas, mocambos e instalações de posseiros.

Na fase em que está maduro e nãoesgotado, o vernáculo pode fornecer formas “ideais”, ajustadas ao contexto, clima, energia e condições ecológicas, que podem ser reaproveitadas pelos arquitetos atuais. Foi justamente isto que chamou a atenção dos arquitetos contemporâneos.

Definindo, vernacular é a arquitetura iletrada ou anônima que surge a partir do primeiro contato entre povos primitivos e colonizadores; quando se constrói com o...
tracking img