Arquitetura romana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura romana

Trabalho de pesquisa, apresentado na disciplina de História da arte I.



Sumário

1. Introdução
2. Arquitetura
2.1 Para a religião
2.2 Para o comércio e civismo
2.3 Para a Higiene
2.4 Para divertimentos
2.4.1 Circos
2.4.2 Teatros
2.4.3 Anfiteatros
2.5 Monumentos Decorativos
2.5.1 Arco de Triunfo
2.5.2 Coluna Triunfal
2.5.3 Ponte de Alcântara2.6 As Moradias
2.6.1 Domus
2.6.2 Ínsulas
2.6.3 Casa jogos d’água
2.6.4 Casa do Fauno
3. Conclusão
4. Glossário
5. Bibliografia

1. Introdução

Roma chegou a governar o mundo. Foi o centro do maior império da Antiguidade e sua influência se fez sentir em toda a Europa, parte da Ásia e África. A arte romana se destacou no período do século VIII a.c. ao século IV d.c. assim foiprincipalmente influenciada pelos etruscos e pelos gregos. Quando os romanos conquistaram a Grécia e os reinos helenísticos, trouxeram muitas estátuas gregas para Roma. Eles eram muito religiosos, e se interessavam muito em mostrar acontecimentos históricos, como se nota em suas colunas. As decorações nos ataúdes tinham muito do estilo grego, mas suas idéias sobre a morte eram romanas e mais tardecristãs. A arquitetura romana traduz diversas características marcantes. As construções eram de extrema grandeza material e realismo. Podemos identificar essas características através das funções para as quais foram construídas.

2. Arquitetura
Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abóbada nas construções.

Imagem 1: Modelos deArcos Fonte: http://blogartecedvf.blogspot.com.br/2011/11/arte-romana.html

As características gerais da arquitetura romana são:  praticidade - busca do útil imediato, senso de realismo;  tamanhos - grandeza material, realçando a ideia de força;  melhor aproveitamento do espaço - uso do arco e da abóbada;  estátuas no teto;  colunas - uso das ordens compósita e toscana;  originalidade -urbanismo, vias de comunicação, anfiteatro, termas.

2.1 Para a religião: Os templos, local construído para reunião do povo e a prática dos cultos. Não se sabe muito sobre os templos romanos e o mais conhecido foi chamado de Panteão.

Imagem 2: Panteão, Roma. Fonte: http://casamentomomentoperfeito.blogspot.com.br/2009/10/panteao-roma.html

2.2 Para o comércio e civismo: A basílica, localconstruído para as operações comerciais e jurídicas. Sua planta era grande e retangular, dividida por colunas. Com o advento do Cristianismo, passou a designar uma igreja com certos privilégios. A mais conhecida chamava-se Basílica Julia (iniciada no governo de Julio Cesar).

Imagem 3: Basilica Julia (reconstrução) Fonte: http://cloacamaxima1.wordpress.com/bouwwerken/basilicas/basilica-julia-rome/ 2.3 Para a Higiene: As termas, eram compostas por piscina, jardins, ginásio. Além de serem casa de banho, funcionavam como um centro de reuniões sociais e esportivas de Roma. A mais famosa chamava-se Caracala.

Imagem 4: Reconstituição esquemática das Termas de Caracalla. Fonte: http://blogartecedvf.blogspot.com.br/2011/11/arte-romana.html

2.4 Para divertimentos: Circos, Teatros,Anfiteatros. 2.4.1 Circos: Sofreram forte influência grega e objetivavam a realização de diversos eventos. O mais importante era o circo, realizando corridas de cavalos, lutas, torneios. Podemos visitar as escavações e ruínas do mais importante circo de Roma, chamado Circus Maximus.

Imagem 5: Circus Maximus (Visão de como seria o Circus na Antiguidade). Fonte:http://www.espiraistempo.com.br/2010/05/arquitetura-romana-circus-maximus.html

2.4.2 Teatros: Os teatros ocupavam um espaço de destaque na arquitetura romana com cenários versáteis, giratórios e substituíveis. O mais célebre chamou-se Marcellus.

Imagem 6: Teatro Marcellus, Roma. Fonte: http://www.virtualtourist.com/travel/Europe/Italy/Lazio/Rome-144659/Things_To_DoRome-Theatre_of_Marcellus-BR-1.html

2.4.3 Anfiteatros: Os...
tracking img