Arquitetura rococó

Páginas: 4 (912 palavras) Publicado: 2 de junho de 2011
ROCOCÓ

Resumo

Esse trabalho teve por objetivo, explorar a arquitetura rococó. Foi citada a decoração dos espaços interiores e seus adereços, os fatores que levaram a ser marcada pelaleveza e suas características em geral. Aborda também as principais obras e arquitetos desse estilo, que foi a principal corrente da arte e da arquitetura pós-barroca.

Palavras-chave: Rococó.Arquitetura. Leveza.

1. INTRODUÇÃO

O rococó é um estilo que se desenvolveu no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715, após a morte de Luís XIV. Um dos elementosdecorativos mais característicos desse estilo, não somente da arquitetura, mas também de toda manifestação ornamental e de adereços.

A arquitetura Rococó possui leveza, requinte e elegância. Ostemas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã (as fêtes galantes) e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalistado mundo vegetal em ornatos e molduras. Tenta-se, pelo exagero, se comemorar a alegria de viver, um espírito que se reflete inclusive nas obras sacras, em que o amor de Deus pelo homem assume agora aforma de uma infinidade de anjinhos rechonchudos

2. ARQUITETURA ROCOCÓ
A manifestação do estilo rococó na arquitetura se deu principalmente na decoração dos espaços interiores. Os salões e assalas têm a forma oval e as paredes são cobertas com pinturas de cores claras e suaves. O tom pastel, os espelhos e as guarnições douradas de ramos e flores, povoadas de anjinhos, contornam janelasovais, servindo para quebrar a rigidez das paredes. Em substituição ao alto-relevo das superfícies, apresentavam-se texturas suaves (ANEXO A). Contrapondo com esse interior rico em elementosdecorativos, a fachada dos edifícios reflete o barroco.

A expressão máxima do rococó na arquitetura palaciana são os pequenos pavilhões e abrigos de caça dos jardins. Construídas para o lazer dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura Rococó
  • Arquitetura barroca e rococó
  • ARQUITETURA BARROCA E ROCOCÓ NA ÁUSTRIA
  • Barroco e Rococo na Arquitetura
  • arquitetura barroca e rococo
  • rococo
  • Rococo
  • Rococo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!