Arquitetura risc e cisc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETURAS RISC E CISC.








































Sumário:
1. Introdução.
2. Conceitos.
3. Introdução às arquiteturas.
4. Arquitetura CISC
4.1 - Características da arquitetura.
4.2 - Processadores que utilizam a arquitetura CISC.
5. Arquitetura RISC
5.1 – Características da arquitetura.
5.2 - Processadores que utilizam aarquitetura RISC.
6. Comparações entre as arquiteturas.
7. Comentários.
1.Introdução
Este documento visa demonstrar a quem os lê uma breve descrição do que são as arquiteturas RISC e CISC, serão abordadas as arquiteturas, suas características, os processadores que as utilizam. Ao final é exibida uma breve comparação entre as duas arquiteturas visando à demonstração de suas características. Talvez aabordagem mais comum para a comparação entre RISC e CISC seja a de listar as características de ambas e colocá-las “lado-a-lado” para comparação, discutindo o modo como cada característica ajuda ou não o desempenho.
Esta abordagem é correta se estivermos comparando duas peças de tecnologia contemporâneas, como os sistemas operacionais, placas de vídeo, CPUs específicos, mas ela falha quandoaplicada ao nosso debate. Falha porque RISC e CISC não são exatamente tecnologias, são antes estratégias de projeto de CPUs – abordagens para atingir certo número de objetivos definidos em relação a certo conjunto de problemas. Ou, para ser um pouco mais abstrato, poderíamos chamar-lhes filosofias de projeto de CPUs, ou maneiras de pensar acerca de um determinado conjunto de problemas e das suassoluções. Para entender o contexto histórico e tecnológico de onde evoluíram as arquiteturas RISC e CISC é necessário, em primeiro lugar, entender o estado das coisas em relação à VLSI, memória/armazenamento e compiladores nos anos 70 e inicio dos anos 80. Estas três tecnologias definiram o ambiente tecnológico no qual os projetistas e investigadores trabalharam para construir as máquinas maisrápidas.

Ambas as arquiteturas RISC e CISC não são novas. Ambas eram utilizadas em mainframes e minicomputadores antes de serem introduzidas nas plataformas baseadas em microprocessadores. A arquitetura RISC foi desenvolvida em 1983 pela Hewlett - Packard, mas era originalmente uma implementação em múltiplos chips para supercomputadores. Os chips RISC foram introduzidos nas Workstations técnicasUNIX no final dos anos 80.
2. Conceitos.
CISC - (Complex Instruction Set Computer)
Computador com um Conjunto Complexo de Instruções
Possui um grande número de instruções sendo elas mais completas e fáceis de programar, possuem instruções com múltiplos ciclos de clock para execução. Codificação de instruções com tamanho variado em 1989 com o computador 80486 as instruções podiamvariar de 1 a 11 bytes.
Não possui pipeline, ou possui muito pouco.
RISC – (Reduced Instruction Set Computer)
Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções
Possui grande número de registradores, aperfeiçoa o pipeline¹, aperfeiçoa o uso de registradores. Possui características de execução de instruções de alto nível, rápido acesso a variáveis locais. Codificação de instruções em tamanho fixo,altas taxas de execução, aproximadamente uma execução por ciclo.
3. Introdução às arquiteturas.
CISC.
No inicio dos anos 70, quer porque os compiladores eram muito pobres e pouco robustos, quer porque memória era lenta e cara causando sérias limitações no tamanho do código, levou a que certa corrente previsse uma crise no software. O hardware era cada vez mais barato e o software cada vezmais caro. Um grande número de investigadores e projetistas defendia que a única maneira de contornar os grandes problemas que se avizinhavam era mudar complexidade do (cada vez mais caro) software transportá-la para o (cada vez mais barato) hardware.
Se houvesse uma função mais comum, que programador tivesse de escrever vezes sem conta num programa, porque não implementar essa função em...
tracking img