Arquitetura risc e cisc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 – Arquitetura CISC

No inicio dos anos 70, os compiladores eram muito pobres e pouco robustos, e a memória era lenta e muito cara causando assim sérias limitações no tamanho do código, levou a que uma certa corrente previsse uma crise no software. O hardware era cada vez mais barato e o software cada vez mais caro. Um grande número de projetistas defendiam que a única maneira de contornar osgrandes problemas que se avizinhavam era mudar a complexidade do (cada vez mais caro) software e transportá – la para o (cada vez mais barato) hardware. Se houvesse uma função mais comum, que o programador tivesse de escrever vezes sem conta num programa, porque não implementar essa função em hardware? Afinal de contas o hardware era barato e o tempo do programador não. Esta ideia de mover ofardo da complexidade do software para o hardware foi a ideia impulsionadora por trás da filosofia CISC, e quase tudo o que um verdadeiro CISC faz tem esse objetivo. Alguns projetistas sugeriram que uma maneira de tornar o trabalho dos programadores mais fácil seria fazer com que o código assembly se parecesse mais com o código das linguagens de alto nível. Este tipo de arquitetura era CISC levado aoextremo. A sua motivação primária era reduzir o custo global do sistema fazendo computadores para os quais fosse mais fácil de programar. Ao simplificar o trabalho dos programadores, pensava – se que os custos seriam mantidos num nível razoável. Aqui estão algumas das principais razões para se promover este tipo de arquitetura:
Reduzir as dificuldades de escrita de compiladores;
Reduzir ocusto global do sistema;
Reduzir os custos de desenvolvimento de software;
Reduzir drasticamente o software do sistema;
Reduzir a diferença semântica entre as linguagens de programação e máquina;
Fazer com que os programas escritos em linguagens de alto nível corressem mais eficientemente;
Melhorar a compactação do código;
Facilitar a detecção e correção de erros.
Seuma instrução complexa escrita numa linguagem de alto nível fosse traduzida em, exatamente, uma instrução assembly, então:
Os compiladores seriam mais fáceis de escrever.
Isto pouparia tempo e esforço para os programadores, reduzindo, assim, os custos de desenvolvimento de software;
O código seria mais compacto, o que permitiria poupar em memória, reduzindo o custo global do hardware dosistema;
Seria mais fácil fazer a detecção e correção de erros o que, de novo, permitiria baixar os custos de desenvolvimento de software e manutenção. Até este momento, centramos a atenção nas vantagens econômicas da arquitetura CISC, ignorando a questão do desempenho. A abordagem utilizada neste tipo de arquitetura para melhorar o desempenho das máquinas CISC foi, conforme já foi referido,transferir a complexidade do software para o hardware. Para melhor se compreender como é que este tipo de abordagem afeta o desempenho vamos analisar um pouco a seguinte equação – uma métrica vulgarmente utilizada para avaliar o desempenho de um sistema de computação. Melhorar o desempenho significa reduzir o termo à esquerda do sinal de igual (=), porque quanto menor for o tempo que um programademora para ser executado, melhor será o desempenho do sistema. As máquinas CISC tentam atingir este objetivo reduzindo o primeiro termo à direita do sinal de igual, isto é, o número de instruções por programa. Os projetistas pensaram que ao reduzir o número de instruções que a máquina executa para completar uma determinada tarefa, pode – se – ia reduzir o tempo que ela necessita para completaressa mesma tarefa, aumentando, assim, o seu desempenho. Assim, ao reduzir o tamanho dos programas conseguiam – se dois propósitos: por um lado era necessária uma menor quantidade de memória para armazenar o código; e por outro o tempo de execução era, também, diminuído pois havia menos linhas de código para executar. Além de implementar todo o tipo de instruções que faziam um variado número de...
tracking img