Arquitetura risc & sisc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Arquitetura Risc & Cisc
1.1 Cisc
Na década de 70 seja por falta de desenvolvimentos dos compiladores por conta de lentidão ou rusticidade começaram a surgir no mercado uma discrepância ou desproporcionalidade de preço entre o hardwere cada dia mais barato e software cada dia mais caros baseado nesses fatos surgiu uma corrente de investigadores e projetista que defendiam que deveriahaver uma transmissão ou integração tecnoçlogica nos software cada vez mais caros para hardware cada vez mais baratos, barateando assim seu custo.
Essa tese de transformação de complexidade foi a base utilizada para a criação do Cisc. Alguns investigadores sugeriram que uma maneira de tornar o trabalho dos programadores mais fácil seria fazer com que o código assembly se parecesse mais com o códigodas linguagens de alto nível (C ou Pascal). Dessa forma mantinha-se a ideia principal do Cisc que era a evolução com custabilidade razoável principalmente por facilitar o trabalho dos programadores, inclusive foi feita uma tabela enumerando os custos benefícios deste tipo de arquitetura.
• Reduzir as dificuldades de escrita de compiladores;
• Reduzir o custo global do sistema;
• Reduzir oscustos de desenvolvimento de software;
• Reduzir drasticamente o software do sistema;
• Reduzir a diferença semântica entre linguagens de programação e máquina;
• Fazer com que os programas escritos em linguagens de alto nível corressem mais eficientemente;
• Melhorar a compactação do código;
• Facilitar a detecção e correção de erros.
Elencando, se uma instrução complexa escrita numa linguagemde alto nível fosse traduzida em, exatamente, uma instrução assembly, então:
• Os compiladores seriam mais fáceis de escrever. Isto pouparia tempo e esforço para os
programadores, reduzindo, assim, os custos de desenvolvimento de software;
• O código seria mais compacto, o que permitiria poupar em memória, reduzindo o custo global do hardware do sistema;
• Seria mais fácil fazer a detecção ecorreção de erros o que, de novo, permitiria baixar os custos de desenvolvimento de software e de manutenção.
Ate o momento foi defendido de forma contundente as vantagens oferecidas pelo CISC porem nada fora dito a respeito do desempenho, pois ao tratar de migração da complexidade de software para hardware tem de ser levado em conta também o desempenho que será desenvolvido para tanto foi criadauma equação que traduzida diz que :
“reduzir o tamanho dos programas conseguiam-se dois propósitos: por um lado era necessária uma menor quantidade de memória para armazenar o código; e por outro o tempo de execução era, também, diminuído pois havia menos linhas de código para executar.”
Havia um outro método que era utilizado principalmente pelos projetistas para reduzir o tamanho dos códigos etambém a sua complexidade que eram os modos de endereçamento complexo.
O armazenamento de dados é um bom exemplo de um endereçamento complexo pois necessita de varias etapas de evolução feitas em hardware muitas das quais invisíveis aos programadores o que uma instrução Assembly que leva a cabo uma serie de operações complexas retrata a filosofia CISC que é exatamente tornar algo conciso eeficiente.
Outra das características das maquinas CISC era a utilização do microcódigo. A micro programação era mesmo uma característica primordial de implementação de instruções complexas em hardware. Mas em primeiro momento se teve problemas em relação a velocidade alcançada pelos então microcódigos porque apesar de todos os contras apresentados pela execução direta como o uso extensivo da memória,a complexidade de instruções e ações que ela utilizava, ainda assim, ela era rápida. Os microcódigos mesmo com esse apontamento de lentidão ainda assim era considerado avançado uma vez que a ROM utilizada para a memoria de controle era mais 10 vezes mais rápida do que a memoria magnética, então era tido como um desempenho razoável .
Com a evolução tecnológica ficou cada vez mais aceitável o...
tracking img