Arquitetura pos-moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETURA PÓS-MODERNA


Termo genérico para designar uma série de novas propostas arquitetônicas cujo objetivo foi o de estabelecer a crítica à arquitetura moderna, a partir dos anos 1960 até o início dos anos 1990.

Seu auge é associado à década de 1980 (e final da década de 1970) em figuras como Robert Venturi, Philip Johnson e Michael Graves nos Estados Unidos, Aldo Rossi na Itália, ena Inglaterra James Stirling e Michael Wilford, entre outros.

Os arquitetos pós-modernos utilizaram uma série de estratégias para estabelecer a crítica do modernismo, principalmente a sua versão mais difundida e homogênea: o estilo internacional. Entre estas estratégias a principal foi a reavaliação do papel da história, reabilitada na composição arquitetônica, principalmente como meio deprovocação e crítica à austeridade do modernismo. Outras tendências podem ser associadas aos pós-modernos, como o interesse pela cultura popular e a atenção para o contexto de inserção do projeto.



ARQUITETURA HIGH TECH

A Arquitetura High Tech, ou de Alta Tecnologia, é uma corrente da arquitetura, emergente nos anos 70, muito centrada no emprego de materiais de tecnologia avançada nasconstruções.

Historiadores classificam-na dentro de um chamado Tardo-modernismo, juntamente com outras atitudes estéticas, como o Slick-tech, numa alusão aos valores contrapostos às atitudes pós-modernas associadas a este tipo de intervenção que caracteriza a High Tech. Um exemplo famoso deste tipo de arquitetura é o Centro Pompidou em Paris, projetado por Richard Rogers e Renzo Piano.

O CentroPompidou

O Centro foi projetado pelo arquiteto Renzo Piano, Richard Rogers e Rogers Su , Gianfranco Franchini , engenheiro estrutural Edmund Happold, engenheiro de estruturas Peter Rice . O projeto foi confiado a esta equipe através de um concurso, em 1971. Esse complexo esta situado na área do Beaubourg arrondissement 4 de Paris e foi projetado no estilo de arquitetura de alta tecnologia. O Pompidouabriga a Bibliothèque publique d'information, uma vasta biblioteca pública, o Musée National d'Art Moderne, que é o maior museu de arte moderna na Europa, e IRCAM, um centro de pesquisa de música e acústica. Inicialmente, todos os elementos estruturais funcionais do edifício foram codificados por cores: verde tubos são canalizações , azul condutas de climatização , elétricas fios são encerradasem amarelo , e elementos de circulação e dispositivos de segurança são vermelhos. No entanto, as visitas recentes sugerem que este código de cores tem sido parcialmente removidos, e muitos dos elementos são simplesmente pintadas de branco. O Centro foi construído pelo GTM e concluída em 1977.

[pic]

Centro Pompidou, Paris. Fonte- http://marciomariguela.files.wordpress.com

[pic]

Fonte-http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/fim-de-inverno-em-paris/

ARQUITETURA DESCONSTRUTIVISTA

Arquitetura desconstrutivista é uma linha de produção arquitetônica pós-moderna iniciada no fim dos anos 80, caracterizada pela fragmentação, desenho não linear, interesse pela manipulação das idéias da superfície das estruturas ou da aparência, formas não-retilíneas que servem para distorcer edeslocar alguns dos princípios elementares da arquitetura, como a estrutura e o envoltório do edifício. A aparência visual final dos edifícios da escola desconstrutivista caracteriza-se por um caos controlado e por uma estimulante imprevisibilidade.

Entre alguns dos importantes eventos históricos do movimento desconstrutivista estão o concurso internacional parisiense do Parc de la Villette.

OParc de la Villette é um parque urbano em Paris, projetado por Bernard Tschumi. Em 25 hectares de um antigo abatedouro ele é o maior parque da cidade de Paris e sua segunda maior área-verde. La Villete abriga construções públicas voltadas à Ciência e à Música, além de muitos "follies", que são elementos arquitetônicos construídos em jardins com formas e funções distintas.

[pic]

Foto do...
tracking img