Arquitetura modernista: o modernismo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA MODERNISTA: O MODERNISMO BRASILEIRO

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Professor: Eduardo Grala da Cunha
Acadêmico: Carlos Andrade Viana







Pelotas, julho de 2010.



SÚMARIO:RESUMO...........................................................................................................................3
1 - JUSTIFICATIVA.........................................................................................................4
2 - OBJETIVOS.................................................................................................................5
3 - PROBLEMAS DEPESQUISA....................................................................................6
4 - REVISÃO DE LITERATURA....................................................................................7
4.1 – Influência Estrangeira...................................................................................8
4.2 – Principais Arquitetos e Suas Obras...............................................................8
5 - MÉTODOS EPROCEDIMENTOS...........................................................................10
6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................11


















RESUMO:


O modernismo no Brasil teve, em seu princípio, extrema influência estrangeira. Surgido na Europa, o movimento ganhou espaço no país através de manifestações eorganizações, tais como a Semana de Arte Moderna, considerada um marco do modernismo brasileiro.
Entre os estrangeiros, pode-se dizer que Le Corbusier foi um fator indispensável para o desenvolvimento desta arquitetura. Realizando palestras e participando de algumas obras, Corbusier se tornou-se inspiração para os novos profissionais.
Podemos citar como grandes representantesnacionais, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, defensores e praticantes do estilo. Estes, entre outros, foram grandes responsáveis por popularizar o modernismo no país e divulgar arquitetura brasileira pelo mundo.



















1 - JUSTIFICATIVA:


É necessária a obtenção de informações para a compreensão da história arquitetônica brasileira. No caso, será estudado emespecial, o período modernista. Assim, podendo avaliar e conhecer parte de nossa cultura. Este movimento, que foi fundamental para o grande desenvolvimento da profissão no Brasil, merece destaque na nossa história.





































2 - OBJETIVOS:


Analisar o histórico de determinada época arquitetônica, no caso o modernismo, relatandomomentos de sua origem e repercussão, tanto no cenário nacional, quanto internacional.
Será dada ênfase a implantação e desenvolvimento do estilo no Brasil, levando em consideração os principais nomes de nossa história, os quais foram decisivos na evolução da arquitetura brasileira. Algumas das notáveis obras nacionais também serão destacadas, assim como seus respectivos autores.3 - PROBLEMA DE PESQUISA:

Que importância teve a influencia estrangeira para o desenvolvimento do modernismo e, consequentemente, a arquitetura brasileira?






























4 - REVISÃO DE LITERATURA:


Estilo bem desenvolvido pelos representantes desse país, o modernismo originou notáveis nomesbrasileiros na arquitetura mundial. Surgido na Europa, o movimento artístico ganhou forças no Brasil a partir das primeiras décadas do século XX através de manifestações, principalmente em São Paulo, e organizações como a Semana de Arte Moderna. Este movimento abranje muito mais do que a arquitetura, mas também aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e artísticos, assim como a literatura.
O...
tracking img