Arquitetura moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS MUDANÇAS NA TÉCNICA DAS CONSTRUÇÕES DURANTE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A palavra “construções” indica, em fins do século XVIII, um determinado número de aplicações técnicas. De fato, antes da Revolução Industrial, a construção estava associada mais à arte de edificar do que ao progresso técnico. Com aquele evento, surgem novas propostas técnicas levando em conta a racionalidade e deixando aarte em segundo plano, concentrando-se cada vez mais nas mãos de especialistas.
Houve três mudanças principais. A primeira delas refere-se propriamente à técnica de construir. Os materiais tradicionais, como pedra, tijolo e telha, são trabalhados de forma racional e colocados de maneira mais liberal. Surgem novos materiais, como o ferro gusa, o vidro e, mais tarde, o concreto.
Em segundo lugar, sãoconstruídas estradas mais amplas, canais mais largos e profundos. O aumento da população requer a construção de novas casas, em número cada vez maior. Aumentam as funções públicas, que demandam edifícios mais amplos e sempre inovadores, em função da especialização das tarefas.
Por fim, modifica-se a visão econômica sobre os bens imóveis. Torna-se um hábito a percepção da dinâmica dos valores.Para tanto, é de grande importância a diferença entre edifício e terreno. Enquanto o edifício não tinha uma duração definida, o terreno era estável. Nesses termos, se o prédio é considerado limitado, o terreno adquire um valor independente e, se as transformações das edificações forem constantes, nasce um mercado cujo objeto são os terrenos.

OS PROGRESSOS CIENTÍFICOS E O ENSINO

A ciência dasconstruções estuda algumas consequências particulares das leis da mecânica. A difusão do espírito científico e a aspiração dos arquitetos estimulam várias pesquisas experimentais em relação às construções tradicionais.
Em Roma discute-se a estabilidade da cúpula de São Pedro. Em Paris, discute-se a construção da igreja de Saint-Genevéve. Nesta ocasião o conceito de carga de segurança é analisado ecriam-se técnicas para testar a resistência de materiais. Os resultados destes estudos são coordenados por Claude Louis Marie Henri Navier, fundador da moderna ciência das construções. A ciência das construções democratizou e popularizou o fato estático. Produziu uma separação entre engajamento teórico e prático.
A pesquisa científica age sobre outro aspecto, a técnica das construções, mudandoos instrumentos de projeto. Houve a invenção da geometria descritiva e a introdução do sistema métrico decimal.
Napoleão não vê com simpatia esta inovação, abolindo-a em 1812. A adoção de um sistema unificado facilita a difusão dos conhecimentos. Ao mesmo tempo, tal difusão influencia na arquitetura levando à desintegração, pois as medidas passam a ser convencionais, independentes do homemenquanto as antigas tinham sempre o homem como referência, a estatura humana.
Estabelece-se, pela primeira vez, o dualismo entre arquitetos e engenheiros. O progresso da ciência visa ampliar as tarefas dos engenheiros e restringir as dos arquitetos. Está lançada a reviravolta da “arte” contra a “ciência”. Houve a desvalorização da arquitetura e um reforço da engenharia. O progresso técnico restringe asatribuições dos arquitetos e faz com que as tarefas caiam nas mãos de técnicos especializados.

O APERFEIÇOAMENTO DOS SISTEMAS DE CONSTRUÇÕES TRADICIONAIS

Uma das preocupações de governantes e empresários do século XVIII é a construção de novas vias de comunicação: estradas e canais. As novas construções de estradas requerem um grande número de novas pontes, muito trabalhosas. Este temaestimula o progresso dos métodos tradicionais de construção em madeira e pedra de corte e o emprego de novos materiais, do ferro gusa. Os novos conhecimentos científicos permitem o aproveitamento máximo de materiais.

OS NOVOS MATERIAIS

O ferro e o vidro são usados na construção desde sempre, mas somente neste período eles se destacam sendo usados em técnicas e conceitos construtivos novos.
O...
tracking img