Arquitetura, luz e tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura, Luz e Tecnologia

O uso da luz na Arquitetura tem a dupla função de trazer poesia e boa funcionalidade aos edifícios, tendo esta última se tornado importante com crescimento dasfunções impostas pela sociedade moderna do século XX, edifícios complexos, de grandes dimensões e múltiplas funções. Esse parágrafo foi retirado do livro “Iluminação e Arquitetura”, que expressa àsnecessidades de qualquer projeto nos dias de hoje.
A aplicação de luz traz modulação de formas, beleza e sensualidade, e proporcionando encantamento à Arquitetura construída. A luz natura à anos atrás era aúnica boa fonte de iluminação, antes do advento da energia elétrica e as lâmpadas, nas construções Góticas e Barrocas o uso da luz natural pode ser vista com freqüência e maestria. Nas grandiosasigrejas Góticas com seus interiores expressando a idéia de magia e beleza na representação da casa de Deus. Já no Barroco utiliza-se da luz natural para realçar a sensibilidade do espaço interior. Nosdois estilos de construção a comunicação mais presente com o mundo exterior vem por meio da luz natural.
The Seagram Building
375 Park Ave., 1954-1957
Ministério da Educação e Cultura (MEC 1936-1945)
Chegando ao século XX, o movimento moderno trazendo obras muito mais abstratas. Nessa época a escola Bauhaus foi desenvolvido um novo conceito chamado “cortina de vidro”, criando a idéia deespaços sem limites, alcançado pela transparência total. Esta implantação de fachadas de vidro só foi possível devido a industrialização e o grande avanço tecnológico que ocorria nesse período. Um grandeexpoentes nesse segmento e o arquiteto Mies van de Rohe. Entre sua coletânea de obras, o Seagram Building em Chicago, concluído em 1958, uma construção grandiosa que esta entre as precursoras no conceitode torre de escritório, feira de estrutura de ferro e com fachadas de vidro. No Brasil também temos um exemplo desse tipo de construção, o edifício MEC no Rio de Janeiro, projeto de 1929,...
tracking img