Arquitetura hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa referenciada no livro: Neufert – Arte de projetar em Arquitetura.

Consultórios médicos

O tamanho das Salas De Espera é determinado pelo número de pacientes e frequência dos setores de tratamento, dependendo da especialidade do consultório médico. Próximo à entrada deve ter também no setor de espera, balcão de recepção e os WC’s.
A recepção deve apresentar um mínimo de6,00m2. Nela deve-se ter visibilidade da entrada, da sala de espera e da saída. Deve também ter ligações de curto acesso com a secretaria, arquivo e setores médicos.
A sala de consultas deverá ter no mínimo 6,00m2. Protegida visualmente e isolada acusticamente. Como equipamento deve conter uma mesa, no mín. duas cadeiras e, eventualmente, uma pia.
Sala de Exames tem seu tamanho oscilando entre anecessidade do paciente a ser examinado deitado ou sentado. Os equipamentos nela existente são: cadeira ou cama para o paciente, banquinho giratório, mesa de instrumentos, devendo-se prever espaço suficiente para a movimentação livre do médico, assim como do paciente.

(Anexos 01). Pg.523

Construções Para Deficientes Físicos

Projetos que adequem meios de ajuda e espaços necessários demovimentação. A cadeira de rodas é o meio padrão de medida para se basear as medidas das aberturas das portas e corredores. O acesso ao edifício deve prever uma largura de 1,20m – 2,00m. Na medida do possível, através de caminhos curtos, rampas em linha reta, com declive máximo de 6%, e com no máximo 6m de comprimento. A largura das rampas, entre corrimãos, será de 1,20m (1,64); corredores com nomínimo 1,30 de largura, sendo preferíveis 2,00m. Largura do vão livre das portas: ≥90 cm.

(Anexos 02). Pg.525

Projeto Arquitetônico

Para quartos de pacientes é favorável à situação Sul e Sudeste: sol da manhã, pouca concentração de calor assim como necessidades de brises, temperaturas amenas no período da tarde. Nos locais com períodos de permanência dos pacientes em média baixos, a posiçãodos quartos não assume menor relevância.

Corredores, portas, escadas.

Corredores: de acesso normal apresentam uma largura de 1,50m no mínimo; aqueles destinados a transporte de macas ou camas necessitam de largura útil de no mínimo 2,25m; ao longo deles, as alturas dos forros podem ser rebaixadas até 2,40m; as janelas para ventilação e iluminação não devem ter espaçamento intermediário maiordo que 25m.

Portas: devem ser vistas no ponto de vista de higiene. Recomenda-se construção de portas com folhas duplas com capacidade de absorção sonora de 27 dB. Alturas em anexo.

(Anexo 03). Pg.536

Escadas: os corrimãos em ambas as laterais são obrigatórios, sem final livre. Degraus em curva não são permitidos em escadas de circulação principal. A largura útil para esse tipo de escadasé de no mínimo 1,50m e no máximo 2,50m. A altura permitida dos degraus (espelho) é de 17 cm; a profundidade do piso, de no mínimo 28 cm.

Para projetar uma sala de cirurgia deve-se prever fácil acesso e proximidades com as unidades de terapia intensiva (UTI), sala de retorno da anestesia e central de esterilização. É obrigatória por questão de higiene, a separação do departamento de operaçõesdo resto do conjunto hospitalar. Preferencialmente situado no núcleo.

Todo setor de cirurgia deve ser composto:
*Sala de OP – 40-48 m2;
*Preparação/anestesia – 15-20 m2;
*Retorno pós-operatório – 15-20 m2;
*Lavatórios de desinfecção – 12-15m2;
*Sala de aparelhos – 10-15 m2.

(Anexos 04, 05, 06, 07, 08 e 09). Pgs.538,539,540,541,545,546. Com comentários.

Pesquisa referenciada no livro:Arquitetura Hospitalar – Juarez De Queiroz Campos.

* Referentes a circulação de pessoas e de materiais, as circulações internas deverão ser definidas a partir da necessidade funcional, evitando-se a multiplicidade de acessos em função da dificuldade de controle dos diversos usuários do estabelecimento de assistência à saúde, e dos materiais consumidos. Deverá obrigatoriamente contemplar...
tracking img