Arquitetura - hipermercado condor torres curitiba

340 palavras 2 páginas
Materiais:
O edifício foi construído com estrutura mista de concreto e aço. A estrutura metálica da cobertura é pintada na cor branca e serve de apoio para as telhas termoacústicas e os domos de acrílico prismático distribuídos em vários pontos, com o objetivo de reduzir o consumo de luz artificial durante o dia e equilibrar a relação do prédio com o meio ambiente. Os domos filtram os raios ultravioletas e distribuem a luminosidade homogeneamente, impedindo a incidência direta de raios solares. Na circulação frontal, a iluminação indireta evidencia o caminho na frente dos check-outs entre o acesso e a praça de alimentação.
Também foram previstas a diminuição da carga térmica dentro da loja e a consequente redução do uso de ar-condicionado, com a aplicação de painéis isotérmicos nas fachadas. As emissões sonoras foram cuidadosamente reduzidas, a ponto de se criar, ao longo da divisa com um condomínio residencial, um muro com material que absorve os ruídos gerados pelas operações de carga e descarga.
O uso de sistema construtivo industrializado, com estruturas metálicas e pré-fabricadas de concreto, reduziu as perdas e diminuiu a geração de resíduos durante a execução. As estruturas metálicas utilizadas em coberturas e fechamentos verticais permitiram economia de até 30% nos custos de fundações e administração da obra. Essas soluções tornaram a edificação altamente reciclável, segundo os arquitetos.

Entorno:
O grupo Condor pretendia aproveitar a localização estratégica do terreno em que foi implantada a nova unidade para transformá-la em referencial arquitetônico. O lote fica na Avenida das Torres, em área que apresenta grande concentração de casas de alto padrão e é passagem obrigatória para o município de São José dos Pinhais, onde se situa o aeroporto internacional de Curitiba. Tem, portanto, grande visibilidade.
Como já havia um posto de combustíveis na frente do terreno, foi necessário implantar a edificação com recuo, que, no final, também garantiu

Relacionados

  • Livro cts
    73494 palavras | 294 páginas
  • Análise de comercialização no brasil
    166300 palavras | 666 páginas