Arquitetura grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela é. Os gregos do período helenístico, (momento de transiçãoentre o esplendor da cultura grega e o desenvolvimento da cultura romana.) passaram a substituir seus sentimentos de cidadãos por sentimentos individualistas; isto se reflete imediatamente na arquiteturade suas moradias. Entre o século V a. C, suas construções eram modestas, construídos com suntuosidade, ou seja, sua arquitetura era algo luxuoso e a partir do século IV a.C as casas começaram areceber um cuidado maior, e foram mais espaço e conforto.
No mundo grego, os estilos eram identificados de acordo com as ordens arquitetônicas que regulamentavam toda a obra dos artistas. O modo das suasconstruções, o design das esculturas, decorações e vestes deste movimento era alterado de acordo com a mudança de cada período. Vale ressaltar, que, a ação humana era muito valorizada, assim oconhecimento, através da razão esteve acima da fé.
Para fazerem isso, foi fundamental o estudo das proporções, em cuja base se encontra a consagrada máxima segundo a qual o homem é a medida de todas ascoisas. Devido e essa troca de sentimentos, houve algumas mudanças, que foram divididos em quatro períodos.
A arte grega geométrica, séculos IX e VII a.C., a arte se restringiu à decoração de variadosutensílios e ânforas. Esses objetos eram pintados com motivos circulares e semicirculares, dispostos simetricamente.
A arte grega arcaica, séculos VII e VI a.C., a arquitetura e a esculturaexperimentaram um notável desenvolvimento graças à influência dessas e outras culturas mediterrâneas.
A arte grega clássica, séculos V e IV a.C., a arquitetura grega atingiu seu ponto máximo. Aos dois estilosjá conhecidos veio se somar outro, o coríntio, que se caracterizava por um capitel típico cuja extremidade era decorada por folhas de acanto.
A arte grega helenística, citada no início do texto,...
tracking img