Arquitetura fechada x arquitetura aberta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura Fechada x Arquitetura Aberta

Nos primórdios da informática, nas décadas de 50, 60 e 70, vários fabricantes diferentes disputavam o mercado. Cada um desenvolvia seus próprioscomputadores, que eram incompatíveis entre si. Tanto o hardware quanto os softwares para cada arquitetura não funcionavam nas outras. Isso causava uma ineficiência generalizada, pois cada fabricante tinha quedesenvolver tudo, da placa-mãe ao sistema operacional.
No começo dos anos 80, os fabricantes começaram a se especializar. Surgiu então o PC que é uma arquitetura aberta, um conjunto de padrões quepermite usar periféricos de vários fabricantes diferentes e roda vários tipos de sistemas operacionais.
O principal concorrente é a Apple, que produz os Macs. Ao contrário dos PCs, eles possuem umaarquitetura fechada. A Apple desenvolve tanto os computadores quanto o sistema operacional.
Naturalmente muita coisa é terceirizada, e várias empresas desenvolvem programas e acessórios, mas como a Appleprecisa manter o controle de tudo e desenvolver muita coisa por conta própria, o custo dos Macs acaba sendo mais alto que o dos PCs. Isso faz com que (embora tenham seus atrativos) eles sejam muitomenos populares. Atualmente os Macs possuem menos de 3% do mercado mundial, o que significa uma proporção de mais de 30 PCs para cada Mac.
No início da década de 80, a concorrência era mais acirrada,e muitos achavam que o modelo da Apple poderia prevalecer, mas não foi o que aconteceu. Dentro da história da informática temos inúmeras histórias que mostram que os padrões abertos quase sempreprevalecem. Um ambiente onde existem várias empresas concorrendo entre si favorece o desenvolvimento de produtos melhores, o que cria uma demanda maior e, graças à economia de escala, permite preços maisbaixos.
Como os micros PC possuem uma arquitetura aberta, diversos fabricantes diferentes podem participar, desenvolvendo seus próprios componentes baseados em padrões já definidos. Temos então uma...
tracking img