Arquitetura egipicia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARQUITETURA EGÍPCIA
Neste artigo são apresentadas algumas características gerais da arquitetura egípcia, suas relações com aspectos formais e simbólicos, principais métodos e sistemas construtivos, os avanços técnicos em relação à arquitetura primitiva e uma análise de alguns templos importantes. Serão feitos ainda alguns apontamentos sobre a arquitetura de adobe na mesopotâmia.
Seanalisarmos o caráter dos templos reais da civilização egípcia percebemos que a construção simbolizava a recriação para o rei morto da vida que ele levava na terra. Templos como as pirâmides tinham um caráter predominantemente funerário. As tumbas eram construídas basicamente por motivos religiosos, e o esforço para sua execução suplantava até mesmo as necessidades de construção de habitações para apopulação. Nos seus rituais de inumação, os egípcios envolviam os corpos em esteiras e os colocavam com a cabeça orientada para o quadrante sul. (prescrições religiosas ao culto solar). A idéia primitiva da existência de uma divindade e de uma vida após a morte é um fator decisivo e marcante das obras de arquitetura egípcia. A idéia de reencarnação da alma irá condicionar quase todas as formas dedesenvolvimento das construções, gerando impactos decisivos na linguagem, orientação, decoração, técnicas de construção, proteção, etc. A exemplo do símbolo da serpente que morde a própria calda, podem encontrar símbolos diversos que trazem as idéias de vidas sucessivas implantados nas faces das edificações. As principais divindades eram retratadas na figura do Deus Sol (Rá = representado por um solalado) e Horus (o sol nascente). A doutrina esotérica egípcia é baseada na ressurreição e no renascimento. Eram extremamente preocupados com a orientação solar das edificações: o que definia o posicionamento era fundamentado no conceito de "força vital" emanada pelo sol, que deveria continuar a ser captada pelo morto durante certos períodos do ano.
O processo de mumificação pode ser entendido comosendo responsável pela salvação da alma. Quanto aos edifícios funerários, podemos hierarquizá-los primeiramente nas pirâmides e depois nas mastabas.
Quanto aos métodos construtivos, as paredes e os muros eram inclinados em função da técnica do empilhamento. As principais construções acompanham o Vale do Nilo. Existia um predomínio de linhas horizontais e um desprezo pelas curvas. O egípcios sãoconsiderados carpinteiros medíocres, e evitavam o uso de andaimes e escoramentos devido à escassez e à má qualidade das madeiras da região. A pedra e a argila se impuseram definitivamente sobre a madeira enquanto elemento construtivo das edificações, somente utilizadas nos poucos andaimes. A pedra utilizada nos templos e nos túmulos era calcária. Nas residências, nos palácios e nas construçõesmilitares eram utilizados os tijolos de argila misturados com palha e secos ao sol. Os tijolos eram unidos por meio de argamassa de argila ou areia fina. Nunca foram cozidos, mas eram usados apenas depois de completamente secos. Os ângulos inclinados da alvenaria de tijolos eram conseguidos pelo assentamento escaliforme das unidades. Os egípcios evitavam a construção de andaimes. Nas grandesconstruções, como as pirâmides e certos templos, os andaimes eram substituídos por enormes rampas de terra ou tijolo que eram retiradas depois de pronta a obra. A pedra era aparelhada somente na parte que era visível, e usada em vários tamanhos conforme a necessidade estática. Às vezes utilizavam monolitos de mais de 70 toneladas. A alvenaria de pedra era do tipo "pedra seca". As fundações eram poucoprofundas, repousando sobre um compacto leito de areia.
Os arquitetos egípcios solucionavam problemas de estabilidade e cobertura com o emprego de tijolos de barro para construção de abóbadas de berço. Outro grande problema para eles era o esforço de flexão sobre as vigas de pedra. Uma solução encontrada foi o "falso engaste". A condição ideal era buscada através da colocação de uma grande carga...
tracking img