Arquitetura De Software Analise Arqutetural

393 palavras 2 páginas
Arquitetura de Software
Análise da Arquitetura de Software
Essencial para Arquitetura de Software De que trata o artigo:
Apresenta o uso de requisitos arquiteturais na análise da arquitetura de software e a destaca no desenvolvimento de um sistema de software.
Para que serve:
Entender o papel da análise arquitetural dentro do processo de desenvolvimento de software orientado para arquitetura e definição da arquitetura de software a ser adotada.
Em que situação o tema é útil:
Identificação de requisitos arquiteturais importantes a um sistema de software em desenvolvimento e construção de cenários para definição da arquitetura e como esta suporta esses requisitos. A arquitetura de software de um sistema serve para definir a organização das funcionalidades desse sistema e propriedades ou requisitos não funcionais suportados pelo mesmo. Características peculiares da arquitetura determinarão quais propriedades serão preponderantes. A necessidade da arquitetura de software prover suporte a um conjunto de requisitos, geralmente conflitantes, requer que uma análise arquitetural seja realizada, tema tratado neste artigo.
Desenvolvimento de Sistemas de Software
O processo de desenvolvimento de sistemas de software, similarmente a outros sistemas, compreende três fases genéricas – definição, desenvolvimento e manutenção – conforme ilustrado na Figura 1.

Figura 1. Fases genéricas no processo de desenvolvimento de software. A fase de definição engloba a identificação de informações que deveriam ser processadas, funções e desempenho desejados, tipo de interface a ser utilizada, tarefas que o sistema deveria prover suporte, perfil de usuários do sistema, dentre outras.
A fase de desenvolvimento concentra-se no projeto de estruturas de dados e arquitetura de software do sistema, conversão do projeto para alguma linguagem de programação, realização de testes e avaliação. Finalmente, a manutenção considera modificações e/ou correções necessárias no sistema a fim de que

Relacionados