Arquitetura de sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4.3 System Calls.
As system calls podem ser entendidas como uma porta de entrada para acesso ao núcleo do sistema e aos seus serviços . sempre que um usuário e aplicação necessita de algum serviço do sistema e feito uma chamada a uma de suas rotinas através da system calls.

4.4 Modos de Acesso .
Existem certas instruções que não podem ser colocadas diretamente á disposição da aplicação,pois SUS aplicação indevida poderá ocasionar sérios problemas a integridade do sistema. As instruções que não compromete o funcionamento do sistema são chamadas de instruções não-privilegiadas e as instruções que pode comprometer o sistema são chamadas de instruções privilegiadas.
Para que uma aplicação possa executar uma instrução privilegiada é preciso que haja um mecanismo de proteçãi noprocessador chamado modo de acesso .Existem basicamente dois modos de acesso ao processador modo usuário e modo Kernel. No modo usuário são executadas instruções não privilegiadas ou seja acesso limitado as funções do processador no modo Kernel(ou Supervisor) a aplicação pode ter acesso ao conjunto total de instruções do processador.
4.5 Arquiteturas: Sistema Monoliticos e MicroKernel .Arquitetura monolítica é caracterizada por possuir seus módulos compilados separadamente mais linkados formando um único e enorme programa executável.Onde os módulos podem interagir livremente.Vantagens dessa arquitetura á rapidez de execução e simplicidade de implementação. Desvantagens a limitação quanto a inovações futuras e dificuldade de manutenção.
Arquitetura em camadas com o aumento do tamanhodo código dos sistemas operacionais , técnicas de programação estrutura e modular foram incorporadas em seu projeto. Nessa Arquitetura o sistema é dividido em níveis sobrepostos cada camada oferece um conjunto de funções.A vantagem é o isolamento das funções do sistema , facilitando a manutenção . Uma desvantagem é o desempenho, comprometido devido ás varias mudanças de estado do processadorprovocado pelas mudanças de camadas.
Arquitetura Microkernel (cliente x servidor) Uma tendência nos sistemas operacionais modernos é torna o núcleo do sistema menor e o mais simples possível. As vantagens permite que os servidores operem em modo usuário não tendo acesso direto a certos componentes do sistema , se ocorrer um erro em algum servidor , este poderá parar , mais o sistema não seráinteiramente comprometido , aumentando a sua disponibilidade. A desvantagem é que a sua implementação é muito difícil o sistema fica comprometido devido a varias trocas de modo de acesso .
5. Processo.
O conceito de processo é a base para a implementação de um sistema multiprogramável.
5.1 Componentes do processo.
Um processo pode ser entendido, como um programa em execução que tem sua informaçõesmantidas pelo sistema operacional.
Todos os recursos são compartilhado, inclusive a CPU, o processador executa o processo do usuário por um intervalo de tempo e no instante seguinte, poderá estar processando um outro programa do mesmo usuário ou de outro usuário, para a troca de processo pode ser feita sem problemas as informações do programa interrompidos deve ser guardadas para que ele possaretorna a CPU exatamente do ponto que parou.
Estrutura do processo.
Contexto de Software: Neste contexto são especificadas características e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo, como numero máximo de arquivos abertos prioridade de execução, numero máximo de linhas impressas, etc.
O contexto de Software é composto por três grupos de informações:
- Identificação nestegrupo são guardadas informações sobre usuário que criou o processo, e, em função disso, suas áreas de atuação no sistema.
-Quotas : são limites de recursos do sistema que um processo pode alocar, como área utilizada em disco, em memória, limites de linhas impressas, numero máximo de arquivos abertos, número máximo de operações de E/S pendentes, tempo limite da CPU, etc.
Privilégios: diz respeito...
tracking img