Arquitetura de roteadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura de Roteadores

Victor De Oliveira Souza dos Reis¹


Resumo
Este artigo tem como objetivo expor algumas funcionalidades de um roteador e, principalmente, arquiteturas de roteadores. Este dispositivo é de extrema importância, visto que permite a interligação de redes. Pode ser usado para ligar pequenas redes ou poucos computadores, em uma casa, apartamento ou prédio, e, ainda,redes que estejam longe uma da outra. A depender da sua função, podemos usar um computador pessoal (PC) como roteador, mas para redes que tenham grande demanda de transferências de dados, e/ou precise de alta-disponibilidade é necessário um roteador de grande porte
Palavras Chaves: roteador, arquitetura, pacotes, dados, interfaces.

Abstract
This article aims to expose some functionality of arouter, and especially router architectures. This device is extremely important since it allows the interconnection of networks. Can be used for small networks or connecting a few computers in a house, apartment or building, and also networks that are far apart. Depending on your role, we can use a personal computer (PC) as a router, but for networks with high demand for data transfers, and / orrequire high availability requires a large router.
Key Words: router, architecture, packet, data, interfaces.
.

1. Roteador
Roteador (do inglês router) é um equipamento usado para garantir a transferência de protocolos de modo organizado e eficaz. Essa comunicação entre diferentes redes de computadores ocorre, sejam elas próximas como redes de departamentos distintos em um prédio, ou mesmose forem duas ou mais redes geograficamente distantes entre si. No primeiro caso há possibilidade de usar um hub ou switch, mas no segundo é mais comum usar um roteador.
A principal característica desses equipamentos é selecionar a rota mais apropriada para repassar os pacotes recebidos. Ou seja, encaminhar os pacotes para o melhor caminho disponível para um determinado destino. 
O roteador,ainda, tem a funcionalidade de um firewall. Essa função bloqueia e elimina pacotes se não pertencerem à faixa de números IP especificada pelo administrador da rede ou no caso de estarem direcionados para aplicações que não estão autorizadas e/ou previstas.
Para que tudo funcione bem, uma serie de funções é necessária para executar diversas atividades, requer a presença de um ou mais processadores ememória suficiente para armazenar informações. Existem duas atividades básicas realizadas pelo roteador, que são: determinar melhores rotas e transportar pacotes.

2. Arquitetura tradicional de um roteador
Uma das arquiteturas mais utilizadas é a crossbar, utilizada com mais freqüência em roteadores de grande porte, os de camada três. Nessa arquitetura todas as funções de encaminhamento depacotes são realizadas na placa de interface que tem seu próprio processador de comunicação. Essa placa faz a verificação do pacote IP, busca o endereço na tabela de rotas executa a classificação, decrementa a TLL e recalcula o checksum.
Já o processador principal fica com especificamente as funções de gerenciamento e roteamento, ou seja, atualiza as tabelas de roteamento utilizando os protocolosde roteamento.
Essa arquitetura permite conseguir um sistema escalável, ou seja, um sistema preparado para grandes demandas, uma grande quantidade de dados, pois todo processamento relacionado a cada interface está dentro das próprias placas de interfaces. O único problema apresentado nessa arquitetura é o fato de ela ser fortemente proprietária, não dispondo da flexibilidade desejada e aindaapresenta um alto custo.

3. Arquitetura do roteador RASoC
O roteador RASoC possui cinco portas de comunicação bidirecionais, cada uma com dois canais unidirecionais em oposição.
Existe uma porta reserva à conexão de um núcleo à rede e quatro portas para conexão com roteadores vizinhos. Essas portas também podem ser usadas para conectar mais de um núcleo a um mesmo roteador. Internamente,...
tracking img