Arquitetura de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Em que consiste um Sistema Computacional? Descreva as características de cada uma das partes que constituem esse sistema.
Um sistema computacional consiste em um conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um programa (software). O hardware corresponde às partes eletrônicas e mecânicas (rígidas) que possibilitam a existência do software, oarmazenamento de informações e a interação com o usuário. O software é a parte abstrata do sistema computacional que funciona num hardware a partir de instruções codificadas numa linguagem de programação. Estas instruções permitem o processamento e armazenamento de informações na forma de dados codificados e podem ser controladas pelo usuário. Este controle, bem como a troca de informações entreo usuário e o sistema é feita através da interface de usuário, composta por hardware e software.



2. Descreva uma contribuição significativa, na área da computação, de cada uma das pessoas apresentadas a seguir.
3.

4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.

a) Blaise Pascal.
Inventou a primeira calculadora capaz de realizar as operações básicas de soma e subtração. A calculadorausava engrenagens que a faziam funcionar de maneira similar a um odômetro.

b) Gottfried Wilhelm Leibnitz.


Introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas. Em 1694, a máquina foi construída, no entanto, sua operação apresentava muita dificuldade e sujeita a erros. Em 1703 Gottfried Leibniz desenvolveu a lógica em um sentido formal ematemático, utilizando o sistema binário. Em seu sistema, uns e zeros também representam conceitos como verdadeiro e falso, ligado e desligado, válido e inválido.

c) Charles Babbage.
Desenvolveu uma máquina de "tecer números", uma máquina de calcular onde a forma de calcular pudesse ser controlada por cartões. O equipamento, apesar de nunca ter sido construído com sucesso, possuíatodas as funcionalidades do computador moderno. O grande diferencial do sistema de Babbage era o fato que seu dispositivo foi projetado para ser programável, item imprescindível para qualquer computador moderno. Tudo começou com a tentativa de desenvolver uma máquina capaz de calcular polinômios por meio de diferenças, o calculador diferencial. Enquanto projetava seu calculador diferencial, a ideiade Jacquard fez com que Babbage imaginasse uma nova e mais complexa máquina, o calculador analítico, extremamente semelhante ao computador atual. O projeto, totalmente mecânico, era composto de uma memória, um engenho central, engrenagens e alavancas usadas para a transferência de dados da memória para o engenho central e dispositivos para entrada e saída de dados. O calculador utilizaria cartõesperfurados e seria automático. Sua parte principal seria um conjunto de rodas dentadas, o moinho, formando uma máquina de somar com precisão de cinquenta dígitos. As instruções seriam lidas de cartões perfurados. Os cartões seriam lidos em um dispositivo de entrada e armazenados, para futuras referências, em um banco de mil registradores. Cada um dos registradores seria capaz de armazenar umnúmero de cinquenta dígitos, que poderiam ser colocados lá por meio de cartões a partir do resultado de um dos cálculos do moinho. Além disso tudo, Babbage imaginou a primeira máquina de impressão, que imprimiria os resultados dos cálculos, contidos nos registradores.


d) Ada Byron King.


Publicou os primeiros programas de computador em uma série de notas para o engenho analítico. Porisso, Lovelace é popularmente considerada como a primeira programadora. Ela se tornou a pioneira da lógica de programação, escrevendo séries de instruções para o calculador analítico. Ada inventou os conceitos de sub-rotina, uma sequência de instruções que pode ser usada várias vezes, loop, uma instrução que permite a repetição de uma sequência de cartões, e do salto condicional, que permite...
tracking img