Arquitetura de computador (gabinete) manuntenção e reparação de avarias

16958 palavras 68 páginas
BREVE HISTORIAL DOS COMPUTADORES

Não há a mínima dúvida de que hoje em dia não podemos viver sem os computadores. Eles estão infiltrados em todos os aspectos das nossas vidas. São eles que nos permitem que levantar dinheiro nos caixas Multibanco, controlam o tráfego nas grandes cidades, permitem que façamos transacções comerciais em qualquer lugar do mundo.

As primeiras máquinas de computação

Há cerca de 5.000 anos emergiu na Ásia Menor o Abacus, que ainda se encontra actualmente em uso e que pode ser considerado como o primeiro computador da história da humanidade. Esse aparelho permite ao utilizador executar cálculos deslizando um conjunto de rodas num eixo. Só passado praticamente 12 séculos houve outro avanço significativo nos dispositivos de cálculo. Em 1942,Blase Pascal inventou aquilo a que chamou uma calculadora numérica a rodas. Essa calculadora também chamada Pascalina usava oito discos móveis que permitiam executar soma de oito dígitos. A sua única limitação era o facto de poder fazer somas.

Em 1684 o matemático e filósofo Alemão Gottfriend wilhem Vam Leibnitz aperfeiçoou a Pascalina, criando uma máquina que também podia executar multiplicação. Tal como o seu processador, o multiplicador mecânico de LEIBNIG também funcionava com disco e rodas dentadas.

Em 1820,o francês Charles Xavier Thomas de calmas inventou uma máquina capaz de executar as quatro operações aritméticas. A esta máquina foi dada o nome de Aritmometro. Devido a sua versatilidade o aritmómetro foi largamento usado até a primeira guerra Mundial. Mas o início dos computadores como o conhecemos hoje deu-se com um professor de matemática o Inglês, Charles Babbage.

Em 1812,Babbage apercebeu-se da existência de uma harmonia entre as máquinas e a matemática: as máquinas eram óptimas a executar tarefas repetitivas sem erros; em quanto a matemática particularmente a produção de tabelas requer uma repetição de operações. O problema estava

Relacionados