Arquitetura da informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é AI (Arquitetura da Informação)
A definição de Arquitetura da Informação é o "estudo da organização da informação que permite ao usuário chegar ao entendimento". Na prática, ela se refere à organização da estrutura de um website e seu conteúdo, rotulagem e categorização da informação e o design dos sistemas de navegação e de busca.
A arquitetura de informação do século XX ao XXI
QuandoRichar Saul Wurman utilizou o termo "arquitetura de informação" em 1976, foi para fazer uma descrição do que percebia, naquele momento, como uma profissão emergente. Esta profissão ocupar-se-ia de solucionar o que era complexo e de arrumar "o tsunami de dados que rompe nas praias do mundo civilizado". Uma profissão do futuro.
Hoje parece que os anos dourados da arquitetura de informação pertencemao passado. Quem assim pensa argumenta que o pouco ou muito que se havia conseguido, foi apagado do mapa pela explosão da bolha das .com no ano 2000 (um autêntico tsunami também, com certeza). Foi num abrir e fechar de olhos! Uma verdadeira vida no tempo de Internet, mas um piscar de olhos no tempo real.
Seja coisa do passado ou do futuro, a história da "arquitetura de informação" ilustra muitobem, do meu ponto de vista, a constante luta do profissional de arquitetura de informação por atingir o reconhecimento profissional. Assim, para quem não viu muito bem o jogo, gostaria de fazer voltar um pouco a fita para assisti-la um pouco mais devagar.
O chapéu do capitão (desde 1995 até finais do 2000)
O Sr. Wurman supreendeu-se de que a arquitetura de informação não tivesse o sucesso como apólvora ao ser acendida. Vinte anos mais tarde, surpreende-se novamente quando sãem arquitetos de informação de todos os cantos. A aparição da Web no ano 1994 e a sua espectacular aceitação é uma mostra da diferença entre um momento e outro.
Aqueles especialistas da informação que, na primeira metade dos anos noventa cairam na trovoada da web, tiveram ocasião de ver também neste meio, uma boaoportunidade profissional. Chamamo-nos naquela altura "webmasters" ou qualquer coisa impronunciável que os quissessem chamar com a condição de poder continuar a brincar com os nossos websites.
O título de "arquiteto de informação" calhou mesmo. Como se o capitão do navio tivesse deixado o seu chapéu e suas medallas esquecidas em cima da mesa, colocamo-nos de fato e unimo-nos ao desfile sem darexplicações a ninguém.
A pomposidade do termo "arquitectura" tem a sua origen no facto de Sr. Wurman ser arquiteto por formação acadêmica. Ficamos muito agradecidos, porque sem ter sapatos tão 'amplos' para calçar, não teríamos sido convidados para a festa.
Estes são os anos dourados da arquitetura da informação. Nesta disciplina reunem-se profissionais da uma grande variedade de titulaçõesacadêmicas e profissionais, desde a biblioteconomia até o design industrial, passando por IHC (Interação Humano-Computador). As empresas de Internet procuram-nos e nós arquitetos de informação nos deixamos encontrar. O termo utiliza-se até tal ponto que começa a usar-se a abreviatura "AI" (Arquiteto de Informação), como se se tratasse de um cartão de um clube exclusivo, ou como se todo o mundo estivesseinformado...

Entre os momentos mais importantes desta época sublinham-se:
• a Aargus Associates, Inc. Aparece como uma empresa dedicada exclusivamente à arquitetura de informação. Em 1998, os líderes da Aargus (Peter Morville e Lou Rosenfeld) publicam Information Architecture for the World Wide Web. O livro verde com o urso polar (como também é conhecido), que converte-se num livro dereferência desta área.
• Aparecem e crescem rapidamente as consultorias especializadas em desenvolvimento web. Empresas tipo como Sapient, Scient, Viant, agency.com, IXL, marchFIRST, Rare Medium, Zefer, Luminant, etc. Acolhem formalmente à arquitetura de informação como disciplina.
• Um arquiteto de informação com pouca experiência de trabalho (ou mesmo nenhuma) poderia começar a ganhar...
tracking img