Arquitetura - acústica de igreja

Páginas: 10 (2444 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
SOM NAS IGREJAS

Igreja Batista de Vilas
do Atlântico, Bahia
Desde o início da construção do novo espaço para a igreja, o pastor Marcos Prudêncio Lopes e sua equipe técnica estavam cientes da importância de um sistema de sonorização eficaz e um tratamento acústico no templo, a fim de se evitar gastos desnecessários no futuro.
Karyne Lins karynelins@backstage.com.br

O

local e o sistemade som que eram utilizados anteriormente não atendiam às necessidades da igreja. O local não possuía nenhum tipo de tratamento acústico e o sistema não era dimensionado e distribuído corretamente. O novo templo (e o sistema de sonorização) foi inaugurado em 2004, no aniversário de 7 anos da igreja. “A grande preocupação da igreja era que o sistema de sonorização cobrisse todo o espaço do templo,sem que houvesse variação significativa de níveis de intensidade sonora”, disse Marcos Salatiel, técnico responsável pela sonorização.

O Pastor Marcos Prudêncio Lopes contratou a Audium Engenharia para desenvolver um projeto de sonorização. O templo ainda estava nas fundações e José Dionísio Neto, engenheiro responsável pelo projeto, disse ter percebido que antes da elaboração de um projeto deáudio havia a necessidade de uma avaliação do projeto arquitetônico, pois o formato tinha algumas linhas que certamente iriam “impactar” no desempenho acústico da sala. “No final, a forma permaneceu a mesma, porque o projeto já tinha sido aprovado nos órgãos competentes e possíveis modificações na arquitetura implicariam em

refazer fundações e outras intervenções que dificultariam a execução daobra no prazo estabelecido. Propusemos então a elaboração do projeto de acústica através da nossa Divisão de Acústica, antes do projeto do sistema de sonorização”, explicou Neto. Os projetos foram desenvolvidos entre setembro e dezembro de 2002 e executados no ano de 2003. Desde o início da construção do templo, o pastor esteve preocupado com a sonorização e seu objetivo era fazer a coisa certalogo no começo da obra, por isso participou intensivamente das reuniões e visitou várias vezes a obra.
Fotos: Tâmara Gouveia / Divulgação

142 www.backstage.com.br

SOM NAS IGREJAS

Sistema de P da FZ Áudio .A.

Detalhes do tratamento acústico do palco

Sistema de P.A.
O sistema de P consistiu em um cen.A. tral cluster com um array de quatro caixas FZ Áudio FZ158 bi-amplificadas, doissubwoofers FZ118 instalados sob o palco, amplificadores Lab-Gruppen (que alimentam as caixas acústicas do P .A.) da série FP e um processador DBX DriveRack PA. Uma linha de delay com duas caixas ativas FZ Áudio FZ108 foi projetada para atender às fileiras debaixo do mezanino. A opção pelas caixas ativas foi com o objetivo de racionalizar o espaço no rack de amplificadores da house mix. Foi instaladoum array de quatro caixas FZ Áudio FZ158 com três vias, sendo um woofer de 15” de 750W e um conjunto de média-altas de 200W formado por um mid bass de 8” e um drive de titânio de 1”. As caixas foram montadas num central cluster. O array superior atende ao mezanino e o inferior atende à platéia do térreo. A área sob esse mezanino é atendida por uma linha de delay com duas caixas FZ108 amplificadose o alinhamento do sistema de P foi feito por .A. Neto com a colaboração de Fábio Zacarias, dono da FZ.

A mesa utilizada tanto para P quanto .A. para monitor é uma Behringer DDX3216 com um conversor ADA 8000 Ultragain Pro-8 digital da Behringer. Segundo o técnico Marco Salatiel, optou-se por uma mesa digital por questões de praticidade, limitação de espaço físico e custo-benefício. A mesaatende às necessidades do sistema, que ficou com 24 canais e seis mandadas auxiliares. “Igrejas evangélicas têm o diferencial de poder utilizar o sistema de áudio de forma diversificada, exigindo valores de clareza que atendam às variações musicais que o “gospel” contemporâneo exige. Neste ponto, vale salientar a importância da elaboração conjunta dos projetos de acústica e de sonorização usando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acústica em Igrejas
  • Arquitetura
  • Qualidade da arquitetura acustica ambiental
  • Arquitetura da igreja primitiva
  • arquitetura brasileira Igrejas Nordeste
  • Análise de arquitetura das igrejas de Diamantina
  • Medição das caxas (Arquitetura) Trabalho de acústica
  • Arquitetura Românica e a Igreja Santa Cecília

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!