Arquiteto da informação: profissional do novo século

Páginas: 4 (999 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
Instituto Blaise Pascal
Disciplina: Arquitetura da Informação

Arquiteto da informação: Profissional do Novo Século
[pic]

A era pós-industrial caracteriza-se por um novomundo, onde o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental pelos computadores. Nesta sociedade cabe ao homem uma tarefa para a qual é insubstituível: ser criativo e ter idéias. Como conseqüência,houve um extraordinário aumento da informação e uma maior demanda de acesso à informação.
Na sociedade do conhecimento, as mudanças e as inovações tecnológicas ocorrem num ritmo tão acelerado, quealém dos fatores tradicionais de produção, como capital, terra e trabalho, é fundamental identificar e gerir inteligentemente o conhecimento das pessoas nas organizações.

Asempresas perceberam que os processos de decisões dependem fortemente do conhecimento que seus integrantes possuem da realidade em que trabalham... Percebeu-se que os conhecimentos poderiam ser retiradosdos dados resultantes das atividades que caracterizam o negócio da organização, que são continuamente acumulados pelos sistemas de informação. A transformação eficiente e eficaz desses dados emconhecimento acessível, que possa resultar em melhor desempenho da organização, passa pelo domínio da arquitetura da informação (AI). (LIMA-MARQUES; MACEDO, 2006).

No ambiente de portais corporativosé fundamental a necessidade de se pensar estrategicamente a seleção, classificação e organização dos conteúdos e serviços de websites, Intranets, Extranets de acordo com os perfis de públicosusuários das informações.
A arquitetura da informação é o termo usado para descrever a estrutura de um sistema, isto é, a prática de projetar a infraestrutura de sistemas informacionais,especificamente, a navegação e a terminologia. Envolve a organização do fluxo de informação visando torná-la útil e inteligível.
A arquitetura da informação é uma nova ciência que se baseia num processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquiteto da informação
  • O novo século
  • O novo século
  • A psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social.
  • Resenha,“A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social
  • Resenha “A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social”
  • A SOCIEDADE DO SÉCULO XXI, A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A FORMAÇÃO DO PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL:
  • o exercício profissional do arquiteto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!