Arquitetando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Arquitetura e Urbanismo





ELEMENTOS DE ANÁLISE PROJETUAL: PROCEDIMENTOS E RECEPÇÃO ESTÉTICA

Trabalho acadêmico apresentado no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais para disciplina de Teoria da Arquitetura.

Orientadora: Daniele Nunes Caetano de Sá

Belo Horizonte
2013RESUMO

O seguinte trabalho é um estudo de análise projetual, em que foi selecionado um edifício na cidade de Belo Horizonte para levantamento de embasamento crítico de seu procedimento e sua recepção estética. Esse estudo contempla as relações entre objeto e lugar, as relações entre forma e cânones da história, relações entre tipologia e partido, organizações das plantas, tecnologiasimplantadas, sistemas estruturais, sistemas construtivos, comodidades ambientais e escala. Foi realizado um estudo com informações do próprio site do edifício, bem como reportagens de revistas e outros meios, em que foi possível elaborar comentários e estudos criticos.

Palavras-Chave: BH-Tec. Análise Projetual. Estudo do Edifício.

ABSTRACT

The following work is a study about projectual analysis,has been selected a build in Belo Horizonte city for raising critical foundation for your procedure and your reception aesthetics. This study focuses on the relationship between object and place, the relationship between form and canons of history, relations between typology and party organizations, plants, technologies deployed, structural systems, building systems, facilities and environmentalscale. A study was conducted with information from the building site itself, as well as reports from magazines and others, it was possible to design studies and critical comments.

Keywords: BH-Tec. Analysis projectual. Study of Building.


1.1 Topografia

Localizado na Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 no bairro Engenho Nogueira em Belo Horizonte, o terreno tem como limites a RuaProf. José Vieira de Mendonça, a Av. Presidente Carlos Luz e o Anel Rodoviário, com fácil acesso a várias rodovias federais. O projeto foi feito demarcando os limites e os setores do Parque com a intenção de potencialozar os recursos e situações geográficas e ambientais já existentes, complementando a paisagem e ordenando os principais elementos que compõem o Parque, contribuindo para solucionarproblemas ambientais e sanitários que viriam a ultrapassar os limites do terreno. O terreno onde está implantado o BH-TEC tem área total de 535 mil m² , en que 185 mil m² foi destinada para contrução do empreendimento e 350 mil m² para área de preservação ambiental (ZPAM). O terreno também possui áreas de preservação permanete, que engloba um trecho do Córrego do Mergulhão e um brejo. Os elementosnaturais citados, tiveram as margens preservadas, o que garante um equilibrio do ecossistema local.
1.2 História

O edifício BH-TEC foi o primeiro edifício institucional que foi projetado para o parque Tecnologico, a ideia do edifício partiu de uma equipe de professores da Faculade de Ciências Econômicas da UFMG, que pretendiam conciliar as possibilidades de mercado com o conhecimentoacadêmico para geração de riqueza no Estado e no País. O projeto iniciou-se em 2005, com uma parceria entre o Governo do Estado, UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte. O BH-TEC iniciou suas atividades com 16 empresas instaladas, e poderá receber até 200 companhias nos próximos anos. Em um boletim da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Omar Freire diz “O Parque Tecnológico de Belo Horizonte, onosso BH-TEC, é uma iniciativa que mudará o perfil da economia mineira...” acreditando que as atividades e pesquisas realizadas acelerem os processos de invocação tecnológicas nas empresas. O BH-TEC agora está se preparando para erguer o segundo edificil institucional. O anteprojeto arquitetônico já se encontra concluído e financiado pela Fiemg, já antecipando que o prédio deverá ter 15 andares,...
tracking img