Arquiteta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Compreendendo-se a importância que reside na acessibilidade nos dias atuais, é imperiosa a noção de tornar os lugares públicos e privados adaptados aos imperativos das pessoas com necessidades especiais. E não apenas isto. O presente trabalho terá como diretriz primordial a análise e possível adequação dos espaços reservados ao lazer, como é o caso do Theatro Santa Roza, situadona cidade de João Pessoa, sendo uma forma de ver-se verificada não apenas a otimização dos espaços, sobretudo, as suas dimensões, respeitando os limites impostos pela NBR 9050/2004.
É sabido que existem construções que, dado o seu valor histórico, turístico e paisagístico, são passíveis de serem tombadas pelas autoridades públicas do local em que estão situadas, sendo, dessa forma, protegidaspelas autoridades, por meio de lei.
Ocorre que, pelo ato administrativo do tombamento, os prédios não podem ter suas estruturas alteradas, salvo as de reparo, sob pena de estar-se interferindo no seu valor arquitetônico, restando, portanto, descaracterizados.
Assim, insta ressaltar que o acesso às dependências do local, como é o caso do Theatro Santa Roza, é uma garantia resguardadaconstitucionalmente, tendo em vista que a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu inciso III, do artigo 1º, assegura a dignidade da pessoa humana como fundamento do ordenamento jurídico brasileiro, disso, resulta uma série de consequências para a sociedade que tem o lazer como um direito social a ser observado pelas autoridades públicas.
E mais, é dever dos poderes públicos proporcionar, em quepese as pessoas com limitações físicas, a adaptação dos locais públicos, sendo primordial, para este estudo, uma análise mais detalhada do Theatro, levando-se em conta suas estruturas e dimensões para a posterior proposta de adequação, conforme ressalvado na citada NBR 9050/2004.
Por fim, assegurada que está a observância do direito à cultura, como respeito ao público, é salutar o estudo doTheatro Santa Roza, desde sua origem, o processo de tombamento, análise detida de suas estruturas com o fim último de restar assegurada a acessibilidade ao público em geral, sem distinções.

2. JUSTIFICATIVA
O projeto de pesquisa tem como finalidade o estudo das formas através das quais os espaços do Theatro Santa Roza podem ser adaptados às necessidades do público, em especial àqueles quepossuem alguma espécie de limitação.
É importante para a sociedade, pois que, se trata de buscar alternativas para que os ambientes do local possam ser facilmente trafegados, levando em conta os conceitos de conforto, segurança, iluminação.
Serão utilizados livros, periódicos, normas, para que se tomem conclusões corretas e específicas do tema abordado, bem como serão feitas visitas ao local comoforma de melhor compreender sua situação atual, bem como, verificar a melhor forma de adaptá-lo.

3. PROBLEMATIZAÇÃO

Qual (is) a (s) melhor (es) forma (s) de se garantir o acesso às pessoas com limitações físicas ao Theatro Santa Roza, levando em consideração que se trata de uma construção tombada pela prefeitura de João Pessoa?
4. OBJETIVO GERAL
Elaborar um projeto de reforma para oTheatro Santa Roza levando-se em conta a acessibilidade.
5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Coletar dados a respeito da história do Theatro Santa Roza e seu processo de tombamento;
* Conhecer o atual projeto do Theatro Santa Roza para tomar partido de suas dimensões e o que necessita de alteração;
* Considerar a estrutura dos espaços já existentes e propor um projeto de acessibilidade parao local.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo propor um projeto arquitetônico que possa viabilizar a utilização dos espaços do Theatro Santa Roza de forma ampla, no sentido de restarem acessíveis a todas alocações do ambiente às pessoas que tenham necessidades especiais.
Para tanto, encontraremos um fator obstacularizador desse projeto, que reside no...
tracking img