Arquitectura de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Monitores de controlo
Devido á grande dimensão dos primeiros computadores, tornou-se necessário que, após do correcto progresso do hardware, se desenvolve-se software para rentabilizar odispendioso hardware. Era necessário facilitar a operação do utilitário com o computador e efectuar tarefas como carregar os programas na memória central, editá-los e controlar a sua execução. Aos programasque realizavam tais tarefas denominou-se por monitores de controlo que funcionavam distribuindo quotas de tempo com o qual poderia utilizar o sistema em exclusivo, executando nesse período as operaçõesordenadas através do monitor. No fim da seção (quando o tempo termina-se) guardava os resultados em forma de listagem em fitas de papel ou, caso mais evoluído, magnéticas.
2. Tratamento em LotesEste consistia em que um computador auxiliar recolhe-se, lê-se e escreve-se os dados numa banda magnética. Esta banda, que possuía um lote de programas, era colocada no computador central,executando-os e produzindo ficheiros de saída para outra banda magnética.
3. Multiprogramação
A execução concorrente de vários programas de modo a melhorar a utilização do processador.
4. SistemasInteractivos
Aplicações que permitiam realizar operações semelhantes a transações comercias, ou seja, os utilizadores podiam consultar e atualizar informação rapidamente.
5. Memória Virtual
Dimensãoindependente da memória física disponível (um espaço de endereçamento virtual), de maneira a que não compromete-se a eficácia do sistema.
6. Computadores Pessoais
Os primeiros PCs possuíam um pequenosistema operativo devido às suas poucas capacidades a nível das suas memórias secundárias e RAM. Este apenas detinha um sistema de ficheiros e um ambiente para a execução de programas de modo a facilitaras operações.
7. Sistemas Distribuídos
O SO passou a ser visto para além do seu núcleo, que se executava numa máquina, e passou a integrar um conjunto de outras funcionalidades que o complementam...
tracking img