Arquitectura de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação para o Desenvolvimento Sócio-Profissional e Cultural de Ribeira Grande
Escola Profissional da Ribeira Grande

Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, 2º

Arquitectura de computadores
Modulo 5
(Instalação e configuração de redes Locais)
Ano Lectivo 2011/2012

Formador:
Luís Carreira
Formando:
Patrícia Barroso

Porque instalar uma rede local?

Quando se dispõede vários computadores, pode ser útil conectá-los para criar uma rede local. Criar uma rede local é muito barato, ao contrário do que se pode pensar.

Eis as vantagens que o ajudarão a decidir-se por uma rede local:
• Transferência de arquivos
• Partilhar recursos (partilhar a conexão Internet, partilhar ia impressora, discos partilhados, etc.);
• Mobilidade (no caso de umarede sem fios);
• Discussão (essencialmente quando os computadores são distantes);
• Jogos em rede.

Tipos de redes locais

Existem dois principais tipos de arquitetura de rede local:
• As redes com fios, baseadas na tecnologia Ethernet, representando a quase totalidade das redes locais. Como as redes Ethernet utilizam-se geralmente cabos RJ45, fala-se frequentemente de redesRJ45;
• As redes sem fios, utilizando geralmente a tecnologia WiFi.

Material necessário

Para criar uma rede local em RJ45 sob Windows, basta:
• Vários computadores que funcionam sob Windows;
• Placas Ethernet, com porta PCI ou ISA (que comporta uma tomada RJ45) ou integradas na motherboard. Verifique, se for o caso, que os diodos na parte traseira da placa rede acendemquando o computador está ligado à corrente e quando o cabo está ligado! Existem igualmente adaptadores de rede com porta USB, particularmente no caso de adaptadores rede sem fios;
• Cabos RJ45, no caso de redes com fios;
• Um concentrador (igualmente chamado hub), é a caixa na qual é possível conectar os cabos RJ45 que provêm dos diferentes computadores da rede, cujo preço é pouco elevado, ouum comutador (switch) ou como alternativa um cabo cruzado se deseja conectar unicamente dois computadores.

WMAN

É uma rede sem fio de maior alcance em relação a WLAN, isto é, cobre cidades inteiras ou grandes regiões metropolitanas e centros urbanos.
Podendo interligar por exemplo diversos escritórios regionais sem a necessidade de uma estrutura baseada em fibra ópticaque elevaria o custo da rede.

WWAN

É uma rede sem fio de maior alcance em relação a WAN, isto é, pode cobrir diversos países atingindo milhares de quilómetros de distância. Para que isso seja possível existe a necessidade de utilização de antenas potentes para retransmissão do sinal.
Um exemplo de WWAN se refere a rede de telemóveis que cobre as diversas regiões do globo. Adistância alcançada é limitada apenas pela tecnologia de transmissão utilizada, uma vez que o nível do sinal vai depender dos equipamentos de transmissão e recepção.

LAN

É um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobriremapenas uma área limitada (10 km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.
As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola eedifícios próximos.

WLAN

Wireless LAN ou WLAN é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos. WLAN já é muito importante como opção de conexão em muitas áreas de negócio. Inicialmente o WLANs assim distante do público em geral foi instalado nas universidades, nos...
tracking img