Arquimedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquimedes
Principais ideias e teorias

Três ressalvas nos parecem necessárias. Primeiro não queremos de forma nenhuma reduzir a obra de Arquimedes a meia dúzia de enunciados. Existe uma complexa e extensa obra. Por mais aplicada que se considere a sua matemática, Arquimedes escrevia como os homens letrados da sua época e argumentava como um cientista, com proposições, lemas e teoremas. Osseus resultados são desconhecidos, a começar, por isso mesmo: não são triviais, carecem de uma construção e justificação teóricas.
Segundo, não pretendemos afirmar que haveria relações enigmáticas ou místicas entre a matemática de Arquimedes e o Calculo Diferencial, o qual, como se sabe, apareceu algum tempo depois do fim da Idade Media. Não vamos de todo estabelecer relações. O que nos suscita ainterrogar, de novo, sobre o porquê de tantos anos perdidos com a chamada Era das Trevas quando a civilização pré-romana já havia ido tão longe, mesmo antevendo não lograr encontrar uma resposta. Se tempo houvesse, lembraríamos os homens que contrariaram e resistiram os que fizeram o renascimento da cultura clássica e com ela deram novos conhecimentos ao mundo.
Finalmente, visto o anterior,julgamos poder e dever continuar mesmo se os resultados desta breve exposição fogem das nossas intenções, assim como ter bem avisado o leitor dos meandros do pensamento difuso que dele emergem.
Afinal, para nós, trata-se de encontrar inspiração recordando o mestre da matemática do século III a. C., um dos maiores de sempre, para chegar a geometria diferencial, aquela que vem dando razão de ser as maisdiversas áreas da matemática da atualidade.
Arquimedes é autor de imensas descobertas e inventos notáveis e peripécias, cada uma mais emblemática que a outra. Muitos desses inventos militares, como exemplo temos o parafuso de Arquimedes, inventado para tirar água de navios e até hoje é utilizado no bombeamento de água para irrigação ou um feixe solar capaz de incendiar os barcos romanos no largode Siracusa e é considerado o inventor da polia composta, dispositivo mecânico de tração. Com um sistema de polias é possível levantar grandes pesos com pouca força.
Menos conhecidas serão a criação de um método numérico para contar além da “miríade” (104) os grãos de areia do Universo, ou o Axioma de Arquimedes, que afinal este atribui a Eudóxio, hoje estudado na Analise e que justifica ochamado método de “exaustão” para os matemáticos gregos (ou de ‘integração’), algo aparentemente tão obvio nos dias de hoje.
O método de exaustão, talvez devido a Antígono e seu colega Breton de Heracleia, século V a.C., permitiu encontrar a mais famosa aproximação de PI de sempre. Durante mil anos não se encontrou forma melhor que a de Arquimedes, que dividiu o circulo em 96 partes iguais.Continuando a falar da geometria, Arquimedes enunciou a relação entre área e volume dos sólidos geométricos, também demonstrou que a área de um segmento de uma parábola equivale a 4/3 da área de um triângulo com base e alturas iguais a do segmento e determinou área da elipse. Empregou um sistema de numeração baseado nos expoentes o que facilitava a operação de grandes números, no livro Arenário.
Ummodo de mostrar como Arquimedes aplicava seus experimentos na sua vida diária é falando da Lei da Hidrostática, o chamado princípio de Arquimedes, que está no livro "Tratado dos corpos flutuantes". Essa lei foi criada de repente, enquanto ele, Arquimedes, estava se banhando e pensando sobre um problema que o rei Hiero lhe havia proposto; distinguir uma coroa de ouro puro de outra que contivesseprata. Enquanto estava na banheira percebeu que derramava água quanto mais submergia, concluindo que todo corpo submergido em um líquido experimenta um impulso de baixo para cima igual ao peso do fluído que desloca, o líquido exerce uma força sobre o corpo (lei do empuxo), explicando, assim, como um navio que é pesado consegue flutuar. Então ele mergulhou na água a quantidade de ouro que deveria...
tracking img