Arquietura e historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relação de arquitetura com história.

Com base nos textos de Alan Colquhun (Três tipos de historicismo) e Peter Eisenman ( O fim do clássico: o fim do começo, o fim do fim) iremos fazer umabreve correlação entre Arquitetura e História, este dois textos permitem observar com clareza algumas particularidades entre o clássico e o moderno.

Colquhun discorre sobre os movimentos históricose filosóficos que tiveram sua máxima expressão em finais do século XVIII. Naquela época rupturas sociais importantes aconteceram, remanescentes das mais importantes revoluções europeias que sacudiramas bases da sociedade daquela época. Era de se esperar que após tantas mudanças houvesse um certo asco por tudo o que era antigo, ou seja, o antigo naquela época representava uma volta ao passado, eesta volta trazia consigo lembranças de cadeias e dominações que já foram rompidas.

Neste clima de rupturas tudo o que representava o velho status quo era antiquado. Novas tendências deveriamsurgir do novo modo de viver, isso implicava também na arquitetura, pois as novas construções deviam espelhar a cara dos novos tempos, rompendo de vez com as tradições herdadas do passado. Estepassado tão em questão no século XVIII estava intimamente ligado com os antigos impérios e também ao absolutismo europeu, sistemas que por sua estrutura social e repressão eram muito poderosos e este poderera refletido muitas vezes pela megalomania de seus líderes em construções majestosas e requintadas.

No novo cenário político e cultural isso era inconcebível, a arquitetura deveria refletirisso demonstrando que sua nova tendência era refletir este novo e moderno mundo criando edificações mais funcionais e que rompessem completamente com a suntuosidade e ostentação do passado.

Emsuma os movimentos históricos do fim do século XVIII propunham uma ruptura com toda a cultura e tradição do passado.

Já Eisenman em seu texto trata de enfatizar como esta ruptura se deu em termos...
tracking img