Arqui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lições de Arquitetura Cap. 1 e 2 - Parte C


O Espaço Habitável Entre as Coisas

O que precisamos é de uma expansão das possibilidades de todas as coisas que projetamos, para torna-las mais úteis, mais aplicáveis e, portanto, mais adequadas a seus objetivos, ou adequadas a mais objetivos. O importante é incrementar esse “potencial de acomodação” e, dessa maneira tornar o espaço maisreceptivo a diferentes situações.
Devemos ter cuidado para não desperdiçar espaços, deixando os sem objetivo. Um arquiteto deve acrescentar espaço, e não só nos lugares óbvios que chamam a atenção de qualquer maneira, mas também em lugares que em geral não despertam atenção. Usar os espaços vagos, sem utilidade, e aproveita-los, tornados os úteis e com algum objetivo.
Aumentar o “potencial deacomodação” significa maior adequação ao que se exige da forma; uma forma, portanto, mais direcionada para as necessidades das pessoas em diversas situações consequentemente, tendo mais a oferecer.

Exemplos:

Calçada Levantada, Buenos Aires
“Quando a calçada é tão alta que podemos nos sentar ou nos encostar nela, pode tornar-se um lugar onde as pessoas se encontram e descansam. É onde jovens jovensjogadores de futebol acham seu público , e um lugar que qualquer vendedor de rua que deseje chamar a atenção dos transeuntes quer usar: um lugar visível.

Alojamento para Estudantes Weesperstraat
“Um parapeito comprido,largo,deve parecer razoavelmente discreto á primeira vista ,um lugar onde se possa fazer uma pausa, recostar-se ou sentar-se ,apenas por um momento ou para uma conversa maislonga conforme o caso. Às vezes serve como um espaço para a refeição quando o restaurante está cheio, e foi usado para o bufê de uma ceia de Natal.

La Capelle ,França
O simples corrimão em que pessoas idosas podem se apoiar quando sobem ou descem uma rua íngreme é, para todas as crianças da vizinhança ,um desafio para mostrar sua agilidade. Serve como um brinquedo de playground no verão é sempreusado para construir cabanas e esconderijos. Na Holanda, além disso, as donas de casa usam o corrimão para tirar a poeira do tapete .
Um corrimão de ferro está literalmente á mão para uma ampla gama de usos, para todos o tipo de situação ,e transforma a rua num playground.

Corte de Justiça , Chandigarh
As construções “Brise Soleil”,consistem em uma grade fixa de concreto formada por planoshorizontais e verticais; além de proteger do sol ,é claro ,as estruturas em forma de favos ,com seus nichos profundos ,servem também para outros objetivos menos evidentes.


Centro Musical Vredenburg
Um saguão de teatro não pode ter assentos demais,então para oferecer assentos extra,foram construídas amuradas de alvenaria onde era possível :menos confortáveis do que um banco acolchoado,semdúvida ,mas não menos úteis.Outro problema típico era durante o intervalo era achar um lugar onde colocar copos,garrafas etc...
A solução foi fornecer um espaço que sejam suficientemente largos,acrescentando,por exemplo,uma prancha de madeira para resolver esse pequeno mas persistente problema.

De Evenaar, Escola
A escadaria na entrada da nova escola primária “De Evanoar”,em Amsterdam, recebeuuma articulação extra para tonar mais fluente o acesso do nível da rua até a escola.Isto deu origem á decisão de fazer os elementos do parapeito na curva do patamar produzirem dois pequenos lugares para sentar.

Escola Apollo
“É raro que as colunas hoje em dia tenham uma base definida separadamente, mais há situações em que uma seção alargada da coluna, um pouco acima do solo, oferece vantagensadicionais interessantes. Na entrada de um jardim-de-infância, séria um tanto exagerado instalar bancos para os pais esperarem os filhos. O mais adequado ,então, é o assento informal que esses discos oferecem , os quais são bem- vindos quando se tem de esperar mais do que previsto. Durante o recreio das crianças ,os discos são usados para deixar os casacos e as pastas

Praça de São Pedro,...
tracking img