Arqueologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUEOLOGIA
A arqueologia, nada mais é que uma ciência que procura investigar vestígios do passado para contribuir com o conhecimento da história da nossa espécie. Nesse sentido, ela abandonou sua matriz inicial de estudo de antiguidade para assumir sua atividade, a totalidade no espaço de nosso planeta e do tempo de nossa história. Com ela, até que as viagens no tempo sejam possíveis, elaé a melhor maneira de estabelecer uma linha no tempo humano e construir a história de nossas espécies.
A arqueologia surgiu no século XIX , na Europa , quando esteve preocupada com os vestígios materiais na sociedade que estavam nos fundamentos dos modernos estados nacionais, como na Grécia Antiga.
Os números do mercado arqueológico brasileiro são chamativos. Apenas na última década, oscursos de graduação duplicaram no país. Em relação às escavações, em 1991 existiam apenas cinco em andamento. Em 2010, eram 969 número bem superior ao do México, que conta com 250 projetos de pesquisa. Para completar, os sítios arqueológicos registrados subiram de 15 mil em 2009 para 20 mil em 2010, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Um dos grandes impulsionadoresdesse crescimento são as obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O arqueólogo obtém informações sobre sítios que darão lugar a empreendimentos como hidrelétricas e estradas – um exemplo é a região da usina de Belo Monte, na Amazônia, que contém importantes vestígios indígenas.
No início do século xx aventureiros que foram depois considerados “os pais” daArqueologia, empreenderam grandes expedições atrás de tesouros enterrados por antigas civilizações. Esse foi o período das grandes descobertas arqueológicas.
No Brasil, a arqueologia veio dos Estados Unidos, durante a ditadura militar e seguiu nos seus primeiros passos os caminhos seguidos na origem. Os estudos de cemitérios de desaparecidos do regime militar, assim como em outros países, tem tambémsido muito importante para recuperar a memória daqueles que participaram do poder discriminatório.
No Brasil, as pinturas mais antigas chegam a quase 12.000 anos de idade e foram encontradas na região de São Raimundo Nonato (Piauí). São desenhos de animais, pessoas, plantas e objetos, muitas vezes retratando cenas da vida cotidiana ou eventos cerimoniais.
Também em Minas Gerais algumasdatações de arte rupestre são antigas, alcançando cerca de 10.000 anos atrás. Na região de Lagoa Santa temos cenas de caça com uso de flechas, armadilhas aprisionando veados e grandes redes com peixes, retratando dinâmica e movimento.

Mas além de ser uma forma de conhecimento, e sobretudo um modo de ver a realidade, a arqueologia é também uma atividade profissional, um serviço, que incide sobreuma área do patrimônio cultural.
(JORGE, Vítor Oliveira, 2007, p. 11)

A arqueologia, sobretudo deixou de ser uma atividade para se transformar num serviço, onde muitas vezes só são concedidos meios e tempos para a primeira etapa das tarefas, ou seja, das recolhas e a dosregistros de campo, sem que exista verdadeiro espaço para tratar os dados, e produzir assim aquele acrescento de conhecimento que, com frequência, os poderes públicos não estão dispostos a pagar.
A Arqueologia é hoje uma disciplina bastante conhecida no Brasil, não apenas nos círculos intelectuais, mas também entre os jovens. Para isso muito contribuiu cinema, na figura do personagem IndianaJones, que se tornou um sinônimo de arqueólogo para a cultura urbana popular do Ocidente. Tal disciplina, no entanto,dificilmente se encaixa no parâmetro do senso comum, o que a torna, apesar de muito falada, realmente pouco conhecida.
Os príncipes europeus gostavam, então, de constituir coleções de curiosidades,com tudo, a fama de cultos e instruídos, ou seja, de renascentistas. Nesse...
tracking img