Arqueamento decorrente no processo de soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO







ARQUEAMENTO DECORRENTE NO PROCESSO DE SOLDAGEM







RAFAEL ZABLOSKI
TIAGO BIGOLIN



Caxias do Sul, Novembro de 2011.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO







ARQUEAMENTO DECORRENTE NOPROCESSO DE SOLDAGEM


| |Trabalho apresentado como requisito parcial à aprovação na |
| |disciplina de Planejamento e Avaliação de Experimentos. |
| ||
| |Prof. Dr. Jeferson Gonçalves. |







Caxias do Sul, Novembro de 2011.
ÍNDICE


1 – DESENVOLVIMENTO 5


1.1 - Peça 5


1.2 - Máquina 6


1.3 – Projeto Fatorial 2k 7


1.4 – Variáveis 7


1.4.1 – Velocidade de Soldagem7


1.4.2 – Tensão de Soldagem 8


1.5 – Coletas e análise de dados 8


1.5.1 – Codificação para o Projeto 2k. 9


1.5.2 – Dados do Projeto Fatorial 22. 9


1.5.3 – Combinações do Projeto 22. 10


1.5.4 – Análise de Variância do Projeto 22. 10


1.5.5 – Distribuição Normal de Resíduos 11


1.5.6 – Regressão Linear Múltipla 12


CONCLUSÃO 14BIBLIOGRAFIA 15














INTRODUÇÃO

O atual cenário socioeconômico é marcado pela grande competitividade dentro das organizações, assim os processos de produção e geração de serviços devem estar cada vez mais alinhados às vantagens competitivas das mesmas. Um dos setores responsáveis por buscar inovações é o setor de métodos e processos, cuja principal função é analisar oproblema, sugerir inovações tecnológicas ou até mesmo melhorar as atuais para os processos encontrados nas empresas, a fim de reduzir tempo de produção e aumentar a qualidade do produto final. Neste contexto iremos abordar um caso prático, visualizado na área de montagem da empresa Guerra.

Através do Projeto Fatorial 2k será analisado um processo de soldagem em uma tampa lateral que vai aum semi reboque basculante, onde ocorre uma distorção natural causada por este processo, devido às forças residuais geradas pelo resfriamento dos cordões de solda. Neste contexto utilizaremos duas variáveis: a velocidade de soldagem e a tensão de soldagem, cujo objetivo principal é comprovar o efeito correspondente de cada fator e a interação entre ambas, a fim de eliminar a operação de retrabalhopor aquecimento da peça existente hoje.






















1 – DESENVOLVIMENTO

Atualmente na empresa Guerra encontra-se um problema muito comum em todas as organizações, a deformação (∆t) de peças devido à geração de calor decorrida no processo de soldagem. O setor de Engenharia de Processos está trabalhando para modificar o processo atual devido ao elevadotempo gasto em retrabalho da peça. No momento o tempo utilizado para soldagem de uma peça é aproximadamente 3,5 horas e alinhamento através de aquecimento de 1,5 horas.


1.1 - Peça

A peça que será utilizada para os testes é uma tampa lateral que vai a um semi reboque basculante, conforme fig. 1.

Na figura 2, podemos verificar o arqueamento provocado pela deformação naturaldecorrente no processo de soldagem.

[pic] [pic]
Figura 1: Tampa Lateral sendo soldada. Figura 2: Arqueamento provocado pela deformação.


[pic]
Figura 3: Desenho técnico da tampa lateral.


1.2 - Máquina

Os testes serão realizados em máquinas de solda Bambozzi TRR3610 (figura 4), com seus parâmetros devidamente regulados conforme fabricante do equipamento.

[pic][pic]...
tracking img