Arquétipos sistêmicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquétipos Sistêmicos

Arquétipos são estruturas profundas e muito comuns de conjuntos de enlaces integrados que se repetem com freqüência em muitas situações. Nestes 50 anos de pesquisas foram localizados em torno de 8 arquétipos básicos e algumas variações. Neste trabalho, vamos ilustrar os 8 básicos e mais 3 variações, num total de 11 arquétipos, descrevendo sua estrutura básica, asestratégias mais eficazes de intervenção com seus pontos de alavancagem, ao lado de alertas sobre a real identidade ou configuração do arquétipo:

Arquétipo 1: Limite ao Crescimento

Esta estrutura apresenta uma Ação Promovedora do Crescimento que atua no sentido de reforçar o Desempenho Real. A melhoria no Desempenho Real também favorece a Ação Promovedora do Crescimento, gerando assim um ciclovirtuoso de crescimento. Enquanto isso está ocorrendo, o Desempenho Real se depara com fatores limitantes (condição limite) que desaceleram o crescimento, atuando nas Ações Inibidoras do Crescimento.
Em situações onde esta estrutura está atuando, geralmente o ciclo de reforço se destaca no início e o de balanceamento quase não é percebido. Quando o Desempenho Real, atinge um valor significativo, ociclo de balanceamento começa a atuar de forma mais expressiva. O foco, normalmente, está voltado para o ciclo de reforço, pois este é provavelmente o que produz os resultados desejados. Então, quando a redução do Desempenho começa a ocorrer, causa uma certa confusão e a ação tomada para corrigir o problema geralmente é dar ênfase à ação que promove o crescimento, porém os esforços não mais produzem oresultado esperado e isso gera mais confusão.

Arquétipo 2: Princípio da Atratividade

Esta estrutura apresenta uma ação promovedora do crescimento que atua no sentido de reforçar o Desempenho Real. A melhoria no desempenho também favorece a ação promovedora do crescimento, gerando assim um ciclo virtuoso de crescimento. Enquanto isso está ocorrendo, o desempenho se depara com condiçõeslimites que desaceleram o crescimento atuando nas Ações Inibidoras do Crescimento.
Em situações onde esta estrutura está atuando, geralmente o ciclo de reforço se destaca no início e os de balanceamento quase não são percebidos. Quando o desempenho atinge um valor significativo, os ciclos de balanceamento começam a atuar de forma mais expressiva. (ver Limite ao Crescimento).

Arquétipo 3: SoluçãoQuebra-Galho

Essa estrutura apresenta um ciclo de balanceamento que tende a resolver um Problema através de um Solução Rápida, e um ciclo de reforço que com o passar do tempo gera Conseqüências Não Intencionais e faz ressurgir o Problema, geralmente de forma mais grave. O que torna essa estrutura preocupante é que o tempo de espera entre a Solução Rápida e as Conseqüências Não Intencionadas podeser grande o suficiente para desassociar o efeito da causa.

Arquétipo 4: Transferência de Fardo

Essa estrutura apresenta dois ciclos de balanceamento e um de reforço. O primeiro ciclo de balanceamento corresponde a solução sintomática. Quando o Sintoma do Problema aparece, a busca pela Solução Sintomática é o caminho mais rápido e fácil, porém além de aliviar o Sintoma do Problema ela tambémgera Efeitos Colaterais que ao longo do tempo reduzem a busca da Solução
Fundamental e que faz com que o Sintoma do Problema reapareça. O Segundo ciclo de balanceamento corresponde a solução fundamental. Este ciclo soluciona o problema sem erar efitos colaterais, porém normalmente este ciclo implica em decisões que não são evidentes ou que são difíceis de implementar ou ainda que só apresentamresultados a médio ou longo prazo. Por estas razões, estas soluções não adotadas em um primeiro momento. Um dos cuidados que se deve ter é com relação aos recursos disponíveis. Se as soluções sintomáticas forem adotadas repetidas vezes, os recursos que seriam necessários para a solução fundamental podem ser desperdiçados e inviabilizar a solução fundamental.

Arquétipo 5: Escalada

Esta...
tracking img