Arqitetura pernambucana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
1. REFERÊNCIA TEÓRICA 3
1.1 A Influência da Arq. Moderna na Esc. De Belas Artes de Pernambuco 3
1.1.2 Luís Nunes: Arquitetura Moderna em Recife 4
3. TEORIA APLICADA NO BRASIL............................................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer umaabordagem da Arquitetura Pernambuca, principalmente no Recife, onde a cidade recebia muita influência Européia. O Recife por sua vez recebia muito bem ás essas novidades trazidas pelos estrangeiros, que desembarcavam em solo pernambucano.
O trabalho também falará dos principais Arquitetos que atuaram em Pernambuco, contribuindo para uma Arquitetura inovadora em Recife, tais como o arquiteto Acácio GilBorsoi (formado em 1949 na FNA), Delfim Fernandes Amorim (português, formado na Escola do Porto, em 1947) e Luís Nunes (formado na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1933).
Tendo como ponto de referência teórica o texto de Yves Bruand e o texto da monografia de Darla Baldar.












1. REFERÊNCIA TEÓRICA
1.1 A Influência da Arquitetura Moderna Na Escola de Belas Artes DePernambuco
Os ensinamentos dos arquitetos cariocas, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, tiveram grandes influências nos projetos modernos que foram desenvolvidos em Pernambuco.
Em 1951, o arquiteto Acácio Gil Borsoi, chega para ensinar na Escola de Belas Artes. Com a sua simplicidade soube expressar a linguagem moderna brasileira. Era conhecido como Arquiteto Artista, diferente do Arquiteto ItalianoMário Russo, que era racionalista e técnico nas suas obras.
Borsoi tinha um contato direto com o grupo carioca e com Arquitetura Moderna, diferente do Arquiteto português Delfim Fernandes Amorim, que chega ao Recife com a idéia do racionalismo moderno de origem Corbusieiriana. Além dos Arquitetos Borsoi e Amorim, também foi convidado para ensinar na Escola de Belas Artes, o professor italianoMário Russo. Mário Russo, além de ensinar na escola também foi convidado para ser chefe de escritório técnico da cidade universitária. A renovação da Arquitetura em Recife de fato, ocorreu depois de 1950 com a chegada dos Arquitetos Acácio Gil Borsoi e Delfim Fernandes Amorim.
Borsoi tinha uma forma própia de ensino, pois achava que a perspectiva devia andar em paralelo com o projeto, dessa formafacilitaria o entendimento de ambos. O mesmo estava preocupado com o conforto ambiental das edificações, pois acreditava que o conforto térmico, luz e ventilação deveriam andar sempre juntos.
Delfim já era totalmente diferente, pois era teórico demais, o mesmo não tinha interesse nenhum em criar um estilo próprio. Assim ele utilizava a experiência que tinha adquirido sobre a influência de LuísNunes.
A Arquitetura Moderna em Pernambuco não tinha muita divulgação nos textos em que se falava sobre Arquitetura Moderna Nacional e o que se tem sobre o tema é praticamente exceções. A história da Arquitetura Pernambucana ficou conhecida através das experiências do Arquiteto Luís Nunes documentadas em Brazil Builds.



1.1.2 Luís Nunes: Arquitetura Moderna em Recife
O arquiteto Luís Nunes deSouza nasceu em 31 de julho de 1909 e até a data de hoje ainda há dúvidas se o mesmo nasceu na cidade de Belo Horizonte ou na cidade do Rio de Janeiro. Em janeiro de 1926, Nunes ingressa na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), com apenas 17 anos de idade.
Luís Nunes realiza em Recife, entre 1934 e 1937, uma experiência única no cenário arquitetônico brasileiro. Depois que chega ao Recife,devido ao convite que recebeu do Governador do Estado de Pernambuco, Nunes começa a desenvolver uma arquitetura moderna motivada pelo desejo de transformação para o social com o compromisso da criação de um novo mundo para um novo homem.
Em 1930, foi marcado por um momento de afirmação de uma modernidade de poder. A arquitetura moderna sempre esteve voltada para as principais cidades, tais como...
tracking img