Arq.colombiana

1729 palavras 7 páginas
História da Arquitetura III – Prof. Deborah PaciornikArquitetura Colombiana
Contexto
A herança de Le Corbusier - Como na maioria dos países da América Latina, a assimilação do Movimento Moderno foi lenta na Colômbia, dado o predomínio do academicismo europeu. Em Bogotá, os bairros residenciais eram caracterizados pelas casas construídos em tijolos aparentes, e pela generosidade das áreas verdes, hoje apagadas pela presença generalizada de prédios altos de apartamentos construídos pela especulação imobiliária.
Com a perseguição política e racial provocada na Europa pelo fascismo e nazismo, profissionais qualificados emigraram para as Américas. Na Colômbia, o italiano Bruno Violi e o alemão Leopoldo Rother tiveram a sorte de inserir-se na atividade profissional no momento em que o país estava renovando a sua estrutura política conservadora e modernizando a infraestrutura estatal. Projetado por Rother, o campus da Universidade Nacional de Colômbia foi construído com uma expressão racionalista canônica, tendo sido o primeiro conjunto universitário da América Latina edificado de acordo com os preceitos do Movimento Moderno.
Influências de Le Corbusier
Le Corbusier visita a Colômbia, em 1947, para executar o plano diretor de Bogotá, em parceria com o arquiteto espanhol José LuisSert; Foi recebido por um casal colombiano que tinham um filho que cursava o primeiro ano do curso de arquitetura e urbanismo, na Universidade de Los Andes – Rogelio Salmona; Rogelio Salmona, recebeu convite do franco-suiço e chega em Paris no ano de 1948 e fica lá por quase dez anos, ou seja, até a sua volta a Bogotá, em 1957;
Rogelio Salmona, trabalho no escritório de Le Corbusier e teve participaçao em vários projetos importantes, dentre eles o da Igreja de Rochamp; Viaja para a India e Europa, vendo e estudando arquitetura e depois, em uma época mais tranquila na política, volta à Colômbia; Volta para a Universidade de Los Andes, onde se formou em 1962.
Produções Arquitetônicas
A

Relacionados