AROEIRA E MAÇARANDUBA

1322 palavras 6 páginas
AROEIRA E MAÇARANDUBA

INTRODUÇÃO

As espécies estudadas pelos alunos tem o objetivo de fazer com que adquiram mais conhecimento na área de Anatomia e Química da Madeira, disciplina esta que é essencial para os futuros Técnicos em Florestas.
As espécies possuem características importantíssimas para os seres humanos como a madeira de ambas utilizadas na construção civil, em cercas nas fazendas e também na medicina entre outros. As arvores em geral possuem uma grande resistência contra insetos e até mesmo contra a água.
Estão presentes no seguinte trabalho as características das duas espécies abordadas (Aroeira e Maçaranduba), informações como a ecologia das árvores, características da madeira e seu uso na nossa sociedade.

Aroeira Características da Aroeira (Myracrodruon urundeuva):
Família:Anacardiaceae

Origem/significado do nome: o nome da aroeira é uma simplificação do vocábulo araroeira, derivada de arara, com acréscimo da terminação eira (lugar), isto é, árvore da arara, por ser planta em que de preferência essa ave pousa e vive.
1. OCORRÊNCIA
Ocorre nos estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e no Paraná, sua presença também se assinala na Argentina (extremo noroeste), Bolívia (sul e leste) e Paraguai (leste e nordeste).
Informações ecológicas
Planta decídua, heliófila, secundária tardia e longeva. Ocorre em várias regiões fitoecológicas: Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Estacional Decidual, Cerrado e Cerradão, Caatinga/Mata-Seca, Chaco Sul-Matogrossense e Pantanal Mato-Grossense. Fora do Brasil, a espécie ocorre na selva Tucumano-Boliviana e na região Chaquenha, onde forma uma parte do estrato superior do bosque alto.
As melhores populações desta espécie aparecem em solos

Relacionados