ARMINIANISMO, A posição soteriologica mais injustiçada do mundo

1858 palavras 8 páginas
ARMINIANISMO: A posição soteriológica mais injustiçada no meio reformado
Saulo Bonuti Maia1

RESUMO
Neste artigo, é feito uma análise acerca da posição conhecida por defender o livre-arbítrio do homem, como dom de Deus, a saber, o Arminianismo, mostrando os pontos onde tem sido mal interpretado. Por conseguinte apresento como este grupo se autodenomina e como as posições diferentes, em especial o Calvinismo, o identifica.
Palavras-chave: Arminianismo de coração. Arminianismo de cabeça. Semi-pelagianismo. Calvinismo. Livre-arbítrio. Predestinação.

INTRODUÇÃO
Embora alguns teólogos não venham considerar o arminianismo como uma posição reformada, se fossemos definir o que é de fato ser reformado, como aquele que acredita na justificação somente pela fé, conforme Martinho Lutero apregoou, e que o homem não precisa de se submeter a Igreja Católica Apostólica para chegar a Deus, mas apenas ao próprio Cristo, seria a maior injustiça do mundo não considerar o arminianismo como uma posição reformada.
E não somente é injusto tal afirmação, como também é um equívoco dizer que esta posição é antropocêntrica, ou mesmo ‘‘influenciada pelo iluminismo’’. Até mesmo porque em toda história da igreja houve arminianos espalhados pelo mundo, sem qualquer influência da sociedade, a não ser das próprias escrituras.
Outrossim, é também uma falta de discernimento (da parte de alguns) que denominam arminiano alguém que crê na possibilidade de o homem perder a salvação, uma vez que Jacob Arminius nunca ensinara tal doutrina. E não apenas esta mas algumas outras teologias que comumente tem sido consideradas arminiana, mesmo sem nunca terem sido ensinadas pelos arminianos.
Sendo assim, discorrerei sobre estes três pontos para deixar claro o que realmente é ser um arminiano, assim como quais suas crenças (e bases para elas).

TODO ARMINIANO É UM REFORMADOR
A princípio tem sido comum por parte de alguns teólogos – principalmente na linhagem Calvinista – dizer que, sendo o

Relacionados