ARMAÇÃO DOS BÚZIOS – RJ - DE VILA DE PESCADORES A DESTINO TURÍSTICO INTERNACIONAL: AVALIAÇÃO PRELIMINAR DOS IMPACTOS DA ATIVIDADE TURÍSTICA

10149 palavras 41 páginas
ARMAÇÃO DOS BÚZIOS – RJ:
DE VILA DE PESCADORES A DESTINO TURÍSTICO INTERNACIONAL:
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DOS IMPACTOS DA ATIVIDADE TURÍSTICA
FROSSARD, Miriane Sigiliano
Universidade Federal de Juiz de Fora
Docente do Departamento de Turismo msfnunes@gmail.com No Brasil, grande parte das destinações turísticas nunca passaram por um processo de planejamento dessa atividade. Pelo contrário, foram nascendo à luz do mercado. Onde havia demanda, uma série de serviços eram criados para saciar as necessidades desses novos consumidores. Assim, estava consolidada mais uma destinação turística, que avançava sem se pensar nos impactos que poderiam estar sendo gerados.
O fenômeno turístico tem uma incrível capacidade de modificação do ambiente e da economia da destinação onde ele se instala. No entanto, muito diferente do que tem sido propagado sobre os benefícios do turismo, esse também é responsável por trazer diversos impactos negativos à localidade e à comunidade local. Muitas vezes esses prejuízos são camuflados ou escondidos pelos fantásticos números de empregos e receitas gerados pelo turismo. Entretanto, os impactos, quer positivos ou negativos, precisam ser verificados, para que na elaboração de um plano de desenvolvimento do turismo, os aspectos positivos sejam ressaltados e os negativos minimizados.
Armação dos Búzios é um famoso balneário turístico do estado do Rio de Janeiro e importante destino nacional e internacional. É um município com cerca de 20 mil habitantes, mas que reúne em si diversas nacionalidades e um forte cosmopolitismo.
Além das praias e unidades de conservação, Búzios – como é comumente chamada – tem uma intensa vida cultural, principalmente noturna. Esses têm sido os motivos de cerca de 140 mil pessoas por dia a visitarem na alta temporada.
Após a visita da atriz francesa Brigitte Bardot, há 40 anos, Búzios se transformou de uma pequena vila de pescadores a um badalado destino turístico. A rápida modificação do ambiente e da

Relacionados