Armazenar vinhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dicas para armazenar um vinho
Para um bom armazenamento dos vinhos tintos o ideal é que fiquem em uma temperatura de 14° a 18°C, para os vinhos brancos de 10° a 12°C, porém se em sua adega houver osdois tipos, é aconselhável fazer uma média entre 10° e 15°C, pois uma temperatura elevada pode causar a expansão das bolhas de ar entre a rolha e o vinho, forçando-o para fora. A queda da temperaturafavorece a entrada de oxigênio pela rolha, o que é prejudicial ao vinho.

O ambiente também deve ter certo nível de umidade. Umidade acima de 50% é o ideal para evitar o ressecamento da rolha,evitando a entrada de oxigênio.

Para obter umidade e temperatura adequadas pode-se investir em um gabinete com controle de temperatura e umidade ou usar uma unidade de refrigeração e umidificação paraclimatizar a adega.

Os vinhos fechados com tampa de rosca ou de plástico não são adequados para envelhecimento.
Não guarde garrafas que deseja manter frescas em locais quentes, pois a altatemperatura promove reações químicas que modificam a composição do vinho, o que pode torná-lo desagradável para o consumo.

Guarde as garrafas deitadas com o gargalo ligeiramente para cima.

Evite aexposição dos vinho à luz. Isso pode deixá-los com um sabor de papelão molhado - condição conhecida como “bouchoné”.

Guarde o vinho em local longe de vibrações, elas podem interferir no processoquímico que ocorre durante o envelhecimento.

Procure guardar o vinho longe de odores fortes, como material de pintura e detergentes, pois o vinho pode absorver esses cheiros.

A garrafa deitada mantém arolha em contato com o vinho, impedindo que ela resseque e permita a entrada do ar que azedaria o vinho. Os vinhos com rolhas sintéticas ou tampa de rosca (screw-cap), podem se guardados em pé, semproblemas.
A luz direta sobre a garrafa de vinhos é extremamente danosa ao vinho.
A variação de temperatura, assim como as altas temperaturas também deterioram o vinho.

Opti – LEES Levedura...
tracking img