Armazenamento e manuseio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Armazenamento e Manuseio

| |
A armazenagem  é a guarda de um determinado estoque considerando as condições do local e serviços agregados como a segurança prestada ao armazenamento. O manuseio  é referente às condições de movimentação do insumo ou produto.
A armazenagem se preocupa com o “onde guardar” e o manuseio com o “como manipular o material”, seja dentro do estoque ou durante otransporte. Quem faz estoque necessita de armazenagem, faz-se estoque para administrar a oferta e a demanda; gera custos adcionais e necessidade de espaço para armazenar.
Tecnicamente o papel da armazenagem é gerenciar o estoque e o fluxo de informações geradas a partir da entrada e saída dos insumos/ mercadoria. Há o processo de unitização, que é empilhar várias unidades numa única unidade, ocontêiner é uma forma de unitização.
A partir do momento que se retira o produto do estoque armazenado, o mesmo está num processo de saída e manuseio (embalagem, por exemplo). Neste processo há necessidades crescentes de serviço agregados como embalagens de presente, estilo de entrega, entre outros.
Por que criar centros de armazenagem? :
* Reduzir custos de transportes e produção;
* Auxiliar oprocesso de marketing;
* Compartilhamento de armazéns para diminuir custos;
* Auxiliar processo de produção;
Armazenagem, controle e manuseio de mercadorias são componentes essenciais da logística. Seus custos são elevados. A seleção dos locais onde esse processo será feito está intimamente associada aos custos desse processo.
É conveniente para as organizações alocarem grandes espaços físicospara armazenagem e estocagem? Sabemos que é muito difícil especificar a demanda com precisão, por isso, em muitos casos são necessários à utilização de grande espaço físico. Podemos minimizar esse espaço, fazendo com que nosso estoque seja o mínimo possível, reduzindo-se assim os custos totais em armazenagem.
Os estoques podem servir como redutor dos custos de transportes, pois permite o uso dequantidades econômicas de transportes, ou seja, utilizando-se o máximo que o responsável pelo frete consegue lhe trazer você estaria economizando custos com esse serviço.
Muitas empresas, porém, nos dias atuais, estão evitando as necessidades de estoques, aplicando a filosofia JUST-IN-TIME. Entretanto é muito importante que a demanda por produtos acabados seja conhecida com alto grau de precisãoe com fornecedores confiáveis a fim de obter um suprimento adequado à demanda, caso contrário tal método não funciona.
Caso exista a necessidade de armazenar matérias é muito importante e até preocupante controlar esses estoques. Os custos com armazenagem e manuseio de mercadorias podem absorver de 10 a 40% das despesas logísticas de uma firma.
NECESSIDADES DE ESPAÇO FÍSICO
As empresasnecessitam de espaço físico para estocagem? Quais os motivos que levam as firmas a ter enormes armazéns para estocagem? Esses são pontos importantes a serem respondidos antes de ser feito qualquer ato concreto. Se as demandas forem todas conhecidas com exatidão, e as mercadorias puderem ser fornecidas instantaneamente, não há necessidade para manter espaço físico para estoque. Porém isso não costumaocorrer com freqüência por diversos motivos: demanda variável, atraso nos fornecimentos, marketing, etc.
Podemos reduzir os custos de armazenagem utilizando como base quatro razões básicas:
1 – REDUZIR CUSTOS DE TRANSPORTE E PRODUÇÃO – A estocagem de produtos, tende a reduzir custos de transporte pela compensação nos custos de produção e estocagem.
2 – COORDENAÇÃO DE SUPRIMENTO E DEMANDA – Casotrabalhe-se com produto sazonal (ou seja, que não se pode encontrar em qualquer época do ano com facilidade), deve-se estocar esses produtos para venda fora da safra/época, com isso terá um aumento na receita considerável.
3 – AUXILIAR PROCESSO DE PRODUÇÃO – A manufatura de certos produtos, como queijos e bebidas alcoólicas, precisam de um período de tempo para maturação. No caso de produtos...
tracking img