Armazenamento de medicamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 19 (4721 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
1.2 Embalagem 7
2 Tipos de almoxarifado 8
3 Organização e estruturação do serviço 9
3.2 Organização da CAF 10
3.3 Aspectos estruturais construtivos 10
3.4 Equipamentos e acessórios de armazenagem 11
3.5 Segurança 11
3.6 Organização interna 11
4 Formas de estocagem de medicamentos 12
5 Conservação de medicamentos 14
6 Procedimentos operacionais de rotina 14
6.1Recebimento e recepção de medicamentos 14
6.2 Estocagem 15
6.3 Estocagem de produtos termolábeis 16
6.4 Controle de estoque 16
REFERÊNCIAS 20



INTRODUÇÃO
Armazenamento de medicamentos é uma das etapas do Ciclo da Assistência Farmacêutica, que pode ser definido como o estudo que nos permite organizar e dispor os medicamentos em geral, a fim de manter abastecidos os hospitais efarmácias de forma dinâmica, na qualidade e quantidade adequadas, no momento certo e da forma economicamente desejável (SANTOS, 2006).
O armazenamento tem como objetivo principal de garantir a qualidade sob condições adequadas e controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos produtos em todos os locais de atendimento, assegurando a qualidade do medicamento desde o recebimento até suaentrega ao usuário.
É constituído por um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos, que envolve as seguintes atividades:
• Recebimento de medicamentos: examinar e conferir o material quanto à quantidade e documentação.
• Estocagem ou guarda: arrumação do material em área definida, de forma organizada, aproveitando o espaço da melhor forma possível e dentro dos parâmetros quepermitam segurança e rapidez;
• Segurança: capacidade de manter o material sob cuidados contra danos físicos, furtos e roubos;
• Conservação: capacidade de manter assegurada as características dos produtos durante o período de estocagem;
• Controle de estoque: monitoramento da movimentação física dos produtos (entrada, saída e estoque).
• Entrega: entrega do material de acordo com as necessidades dosolicitante, garantindo adequadas condições de transporte, preservação da identificação até o consumidor final e rastreabilidade do produto.
Deve-se fazer uma analise qualitativa e quantitativa do estoque para um armazenamento adequado. Recomenda-se que o profissional responsável pelo controle e armazenamento de medicamentos seja um farmacêutico, devido ao alto grau de complexidade eespecificações necessárias quanto à armazenagem dos muitos tipos de medicamentos. A estrutura do almoxarifado pede superfícies lisas, sem rachaduras, sem desprendimento de pó, fácil de higienizar e totalmente a prova de entrada de roedores ou outros insetos (SANTOS, 98).
A temperatura, iluminação e umidade do local de armazenamento dos medicamentos são também, importantes itens, que demandam a atenção doresponsável pelo estoque, uma vez que o mau armazenamento pode fazer com que os medicamentos sofram alterações e percam suas propriedades. Uma vez recebidos, os medicamentos devem ser carimbados e identificados de acordo com o tipo de estocagem demandada (SANTOS, 2006).
O armazenamento inadequado de medicamentos pode gerar os mais variados tipos de perigos. Dependendo do tipo do produto eda maneira como eles são armazenados, poderão ocasionar desde simples prejuízos financeiros a até casos mais graves como a intoxicação de seres humanos dependendo da quantidade e do tipo de medicamentos estragado que for ingerido pela pessoa e poderá provocar vários quadros clínicos.


1 Estabilidade de medicamentos
Fármacos são entidades químicas ou biológicas com ação no organismo. Paraque ele exerça o máximo da ação benéfica desejada e o mínimo de efeitos adversos é necessário que o medicamento mantenha preservadas as condições de estabilidade.
Estabilidade é a propriedade de um produto em preservar – dentro de limites estabelecidos e sob determinadas condições ambientais – as mesmas características físicas, químicas e farmacológicas, durante seu período de vida útil, que...
tracking img