Armazenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oque é armazenagem
ARMAZENAGEM
Definição: Atividade que diz respeito a estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados dentro da fabrica ou em locais destinados a este fim, pelos fabricantes, ou através de um processo de distribuição.
A Função da Logistica da Armazenagem
No passado , um armazém era definido como “ um lugar para guardar materiais”.
Hoje é Armazenagem integra apolitica da empresa no que diz respeito a produção , marketing, finanças.
A essência fundamental da armazenagem é estar provido de espaço para o fluxo de materiais entre as funções comerciais e operacionais que em grande parte não mantem uma freqüência de fluxo, variando em função da demanda e capacidade de produção.
A redução dos custos de armazenagem estão baseadas :
• Praticas operacionais;
•Administração de inventários;
• Técnicas de movimentação de materiais;
• Métodos de estocagem;
• Processamento de pedidos;
• Administração de trafego;
Estas atividades devem mutuamente integrar o mais alto nível de serviço para atender seus clientes dentro de prazos e custos reduzidos. E ainda se responsabilizando pelo recebimento, cuidados, entrega pontual do produto certo, na hora certa, naquantidade certa, condições adequadas e ao menor custo possível.
A movimentação de materiais é uma atividade de controle, desta forma a armazenagem controla e protege os materiais. A atividade de movimentação não transforma nada, a principal função da armazenagem é o controle.
Fonte bibliográfica: armazenagem do recebimento a expedição , autor Reinaldo A Mourahttp://estudandologistica.com.br/armazenagem-2/definicao-de-armazenagem-ou-estocagem

Função da Armazenagem
No passado, um armazém era definido como um “lugar para guardar material”. Hoje, ele é uma parte integrante da política de fabricação e marketing, administração de materiais e planejamento financeiro. A criação e a locação do produto devem ser reconhecidas como a manifestação física da política de marketing. O nível desofisticação dos equipamentos e a criação de técnicas operacionais devem representar uma resposta direta para a logística e os serviços de armazenagem.

O propósito fundamental de um armazém é estar provido de espaço para o fluxo de materiais entre as funções comerciais e operacionais que não tenham um fluxo linear contínuo de abastecimento. A redução dos custos de armazenagem pode ser baseada naeficiente integração entre: práticas operacionais, administração de inventários, criação de embalagens, técnicas de movimentação de materiais, métodos de estocagem, processamento de pedidos, administração de tráfego e exportação/importação. Estas atividades estão mutuamente integradas e seus efeitos agregados devem ser previstos para satisfazer ao mais alto nível de serviços aos clientes, ao customais baixo possível. A responsabilidade do armazém, ou centro de distribuição, deve ser: recebimento, cuidados, entrega pontual do produto certo na quantidade certa, em condições adequadas, no lugar certo, no momento certo e ao menor custo.

Numa análise final, esta é a definição operacional de ambos os controles de materiais e serviços aos clientes.

A criação, fabricação e o controle são oselementos principais da atividade de comércio. No passado, as funções básicas do comércio eram definidas como:

1. Engenharia ou criação de produtos; 2. Fabricação ou produção; 3. Vendas ou marketing; 4. Finanças ou gestão financeira.

Uma nova concepção, baseada na aplicação da logística no fluxo de materiais e na integração do processamento de dados ao controle administrativo, define os trêsmaiores elementos das atividades comerciais como sendo: Criação – Vendas e marketing criam demanda; engenharia e pesquisa criam produtos; engenharia industrial e fábrica criam facilidades.

Fabricação – Transforma a matéria-prima em semi-acabados e converte o material em processo em peças acabadas; peças acabadas em montagem; materiais embalados e produtos, após a pintura e a embalagem, em...
tracking img