Armazenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Criado pelo(a) Professor (a) .PRODUÇÃO EAD

Leia o texto abaixo e indique: 

1. o(s) tipo(s) de coerência textual; 

2. o gênero textual e a(s) tipologia(s) textual(is). Justifique sua resposta.

Namorados

O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:

— Antônia, ainda não me acostumei com o seu corpo, com sua cara.

A moça olhou de lado e esperou.

— Você não sabe quando agente é criança e de repente vê uma lagarta listrada?

A moça se lembrava:

— A gente fica olhando...

A meninice brincou de novo nos olhos dela.

O rapaz prosseguiu com muita doçura:

— Antônia, você parece uma lagarta listrada.

A moça arregalou os olhos, fez exclamações.

O rapaz concluiu:

— Antônia, você é engraçada! Você parece louca.

(Manuel Bandeira. in: Libertinagem,1930) 

Caros alunos, 
agradeço, mais uma vez, as postagens no fórum temático 2. Nele, tivemos como objetivo refletir sobre a noção de coerência e a distinção entre tipo e gênero textual. 
Inicialmente, faremos uma revisão sobre coerência e, em seguida, classificaremos o texto. Parte do texto abaixo é uma compilação de outros textos e de citações de autores renomados, bastante esclarecedor sobre oassunto.
“A coerência, como você já sabe, é a ligação de cada uma das partes do texto com o seu todo, de forma que não haja contradições ou erros que gerem incompreensão, mal entendido ou até mesmo falha na comunicação. A coerência diz respeito à intenção comunicativa do emissor, interagindo, de maneira cooperativa, com o seu interlocutor. Podemos organizar, de acordo com Ingedore Koch, acoerência em quatro tipos:
1) Semântica: Refere-se à relação entre os significados dos elementos das frases em sequência; a incoerência aparece quando esses sentidos não combinam, ou quando são contraditórios. 
2) Sintática: Refere-se aos meios sintáticos usados para expressar a coerência semântica: conectivos, pronomes, etc. 
3) Estilística: Este tipo de coerência não chega, na verdade, a perturbara interpretabilidade de um texto; é uma noção relacionada à mistura de registros linguísticos. 
4) Pragmática: Refere-se ao texto visto como uma sequência de atos de fala. Para haver coerência nesta sequencia, é preciso que os atos de fala se realizem de forma apropriada, isto é, cada interlocutor, na sua vez de falar, deve conjugar o seu discurso ao do seu ouvinte. Quando uma pessoa faz umapergunta à outra, a resposta pode se manifestar por meio de uma afirmação, de outra pergunta, de uma promessa, de uma negação. Qualquer uma dessas sequências seria considerada coerente.”
Sendo o texto uma sequência de atos de fala, tais atos devem estar relacionados. Por exemplo, não se pode em um mesmo ato de fala dar uma ordem, fazer um pedido, perguntar etc.
Sobre a distinção entre gênero etipologia, apresentamos o seguinte comentário:

Usamos a expressão tipologia textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição {aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas}. Basicamente a tipologia discursiva (textual) ou os modos de organização do discurso são seis:
Narrativo
Descritivo
Argumentativo
ExpositivoInjuntivo 
Dialógico (Nem todos os autores fazem menção a esta classificação).

Enquanto o texto narrativo narra uma história, o descritivo descreve algo ou alguém. O texto argumentativo defende uma ideia. O modo expositivo é aquele dito ''neutro''. É o que se encontra no discurso científico, acadêmico.
A injunção está relacionada ao modo imperativo. É ela que diz o que se deve ou não fazer.Está muito presente em receitas culinárias, prescrições médicas, bulas de remédio, manuais de instrução. O dialógico é o diálogo.
Enquanto os tipos textuais são finitos e limitados, os gêneros não o são, na verdade os gêneros são bem variados e maleáveis.
O gênero apresenta uma funcionalidade social e está intimamente ligada à cultura de um povo. O gênero, de certa forma, é qualquer forma de...
tracking img