Armazenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho são fatores primordiais dentro de uma empresa, pois se deve considerar que o homem que está por trás dos trabalhos é a essência do universo.

Através do trabalho, o homem transforma a natureza, humanizando-a, se modifica desenvolvendo sua habilidade e se colocando a serviço dos outros, impondo-se a uma disciplina. E aindaatravés do trabalho conhece suas forças e suas limitações.

O trabalho, então, se torna fonte de saúde física, orgânica, mental, intelectual e de felicidade para todo e qualquer ser humano.

Com o nascimento das fábricas e a urbanização, muitas transformações ocorreram na vida social e econômica dando passagem ao processo de acumulação de capital e ampliação de mercados. Assim, o trabalho setornou objeto de troca por salário e recompensas.

O crescimento relativamente rápido da indústria, principalmente em São Paulo, fez surgir o proletariado, a classe operária, que apareceu como uma inovação na sociedade brasileira e praticamente não existia qualquer legislação que regulamentasse as suas atividades.

Com a evolução do maquinário, os riscos à vida humana aumentaram, assim como agravidade dos mesmos. Isso ocorreu, devido ao fato de não haver, por parte dos trabalhadores, nenhum conhecimento técnico-teórico, além de instalações de sistemas de proteção.

Assim, para que os gastos não afetassem o preço final, os empregadores não investiam o suficiente em treinamentos ou instalações de sistemas de proteção, mantendo a empresa no nível da concorrência, sem que houvessepreocupação com a proteção do trabalhador e ao chamado custo do acidente.

As jornadas de trabalho eram muito longas, os locais eram geralmente insalubres e periculosos, caracterizados pela sujeira, barulho excessivo e falta
de iluminação. Além dos baixos salários que eram regra entre o conjunto das organizações.

Com o crescente aumento dos acidentes de trabalho na década de setenta, o governoregulamentou através das portarias, a obrigatoriedade dos serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho nas empresas.

Assim, surgiu também, a necessidade de se habilitar médicos do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, enfermeiros do trabalho, auxiliares de
enfermagem do trabalho e supervisores de segurança do trabalho, estes hoje denominados técnicos desegurança do trabalho, que passaram a ser profissionais qualificados.

Para alcançar tais objetivos, os países terão que dispor de um fator imprescindível, a tecnologia. Esse fator traz positivos benefícios econômicos, desde que haja um investimento no binômio Homem – Máquina. Porém, faz-se necessário considerarmos que tal fator poderá contribuir para um resultado contrário ao esperado pelo Estado, poishaverá uma influência direta no meio de trabalho do homem.

Sendo assim, torna-se necessário algo que venha a proteger o trabalho humano, surge então, o conceito de segurança.




DECRETOS - LEIS - NORMAS TRABALHISTAS


No Brasil, embora existam alguns fatores anteriores, como a publicação do Código Sanitário do Estado de São Paulo, de 1918, na prática, considera-se a primeiralegislação a âmbito nacional sobre acidentes do trabalho, de 1919, com inicio de alguma preocupação dos poderes públicos, com relação aos problemas de segurança e saúde do trabalhador. No começo deste século, naqueles estados onde a iniciativa a industrialização – São Paulo e Rio de Janeiro – a situação dos ambientes de trabalho eram péssimas, ocorrendo acidentes e doenças profissionais de toda ordem.
Anível nacional, a indústria da construção civil responde por 25% dos acidentes, inclusive os mais graves e letais.
Com relação às estatísticas de acidentes do trabalho, os dados brasileiros são poucos confiáveis, por diversos motivos:
a) Enorme quantidade de acidentes não registrados ou ocorrência de sub- registros.
b) Grande quantidade de trabalhadores que não tem carteira de trabalho...
tracking img