Armazenagem de produtos perigosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARMAZENAGEM
Quando falamos em armazenamento tem que se ter sempre presente, os conceitos de logística e transporte e comunicações, uma vez que estão muito diretamente relacionados.
Os armazéns surgiram na conseqüência de uma grande necessidade, ou seja, reter mercadorias de forma apropriada de modo a preservar as características dos produtos e, em simultâneo, facilitar a circulação edistribuição de mercadorias. Numa análise mais aprofundada poder-se-á mesmo dizer que o setor de armazenagem, transportes e comunicações, é fundamental à organização da economia dos diferentes países e contribui diretamente para a criação de riqueza.
A criação de armazéns proporciona ainda:
a) Reduzir os encargos financeiros dos importadores e exportadores;
b) Facilitar os fluxos de exportação e detrânsito de mercadorias;
c) Promover o desenvolvimento de atividades com maior valor acrescentado no país;
d) Assegurar o controle efetivo das receitas;
e) Satisfazer as necessidades crescentes de procura de bens e produtos.
Cientistas franceses, estudando o comportamento da humanidade nos seus primórdios, chegaram a uma interessante e curiosa conclusão. Um marco importante da história da humanidade,dizem, quem sabe o marco divisor, poderia ter sido o início da prática da armazenagem. Para os pesquisadores, mesmo os mais notáveis feitos da humanidade não teriam a importância que teve a experiência e o aprendizado da armazenagem na vida das pessoas e dos povos. Com ela, os agrupamentos, antes nômades, deixaram de vagar de terra em terra à cata do alimento, e passaram a colher e armazenar parao consumo diário e os períodos em que a natureza não os agraciava com seus generosos frutos. Estabelecidos, não mais abandonavam as suas terras, construíam aldeias e, fixados ao solo, passavam a cultivar de forma mais intensa, a colher e a armazenar, o marco, que poderia dividir a história da humanidade, o antes e o depois da armazenagem. O Museu Britânico preserva até hoje um papiro com umahistória do Egito, em que se conta sobre a fome que sobreviria ao país. Seriam sete anos de grandes safras, boas produções de grãos, haveria fartura e sobrariam mantimentos. Mas haveria, a seguir, outros sete anos, estes de miséria e fome, sem produção de alimentos.
Os diferentes materiais e produtos existentes nas nossas vidas constituem suportes fundamentais da vida moderna. Muitos dos equipamentosque utilizamos são cada vez mais complexos recorrendo o seu fabrico a materiais cada vez mais inovadores e sofisticados, o que permite satisfazer, com eficiência, as crescentes necessidades de consumo das sociedades modernas.
A produção de materiais e produtos tem crescido fortemente, em quantidade e em tipo, com maior relevo a partir da revolução industrial. Na realidade, a última geração humanaproduziu mais materiais e produtos que todas as centenas de gerações anteriores. O consumo humano aumentou dezesseis vezes no século XX, tendo passado de 270 mil milhões de contos para 4 300 mil milhões. Desta forma facilmente se compreende que há necessidade de criar condições que permitam produzir, armazenar e distribuir corretamente os produtos e as diferentes matérias-primas, no intuito de asfazer chegar em boas condições até ao consumidor final.

A necessidade existente relativamente ao consumo de produtos aumentou exponencialmente, surgindo assim também, a necessidade de se criarem grandes espaços destinados ao armazenamento de produtos e, conseqüentemente, a sua movimentação, transporte (especialmente a movimentação urbana) e comercialização.
As operações de armazenamento elogística assumem desta forma cada vez mais importância no contexto das economias dos vários países.

ARMAZENAGEM DE PRODUTOS PERIGOSOS

O QUE SÃO PRUDUTOS PERIGOSOS?

Um produto incluindo misturas, soluções, produto que apresenta características capazes de degradar o meio ambiente ou afetar a segurança de quem o manuseia tais como toxicidade, inflamabilidade, corrosividade,...
tracking img